FIQ em Casa
Fundação Municipal de Cultura

FIQ em Casa: Festival Internacional de Quadrinhos ganha versão online em tempos de isolamento social

Os fãs de quadrinhos e filmes de animação não vão ficar sem as atrações do maior evento do gênero das Américas em 2020. Impedido de acontecer em seu formato original, o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) ganhou versão virtual, o FIQ em Casa, que segue até 3 de julho. Na programação, lives, podcasts, vídeos sobre a rotina de produção dos artistas e disponibilização de materiais gratuito. As transmissões serão pelo canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube e também pelas redes sociais do FIQ. A programação completa pode ser conferida aqui.
 
Ao longo de um mês, serão transmitidas 12 lives com quadrinistas, animadores, pesquisadores, editores e produtores da área de diversos estados do país, que vão debater temas ligados ao processo de criação de quadrinhos e de animação. Os áudios dessas lives também serão compartilhados posteriormente, no formato de podcast. 
 
A edição especial do Festival Internacional de Quadrinhos ainda convida o público a conhecer a rotina de produção e o espaço de trabalho de diversos quadrinistas brasileiros, que mostrarão um pouco dos bastidores dos seus trabalhos por meio de vídeos no Instagram do festival. Outra atração serão os desenhos produzidos a partir da campanha #FIQemCasaDesenhando, que convidará artistas e público a mostrar, nas redes sociais, as obras produzidas durante o período de isolamento. 
 
Dentre os destaques desta edição do FIQ em Casa estão os artistas responsáveis pela curadoria do festival presencial, que foi suspensa: o quadrinista, designer gráfico e ilustrador, Vitor Cafaggi; a mestre em História e pesquisadora de história em quadrinhos, Aline Lemos; a ilustradora e quadrinista, Rebeca Prado e o comunicólogo, produtor, diretor e roteirista, Erick Ricco.