Pôr do Sol em Belo Horizonte
Vista Panorâmica de Belo Horizonte / Banco de Imagens

O Dia Nacional do Turismo e os desafios atuais

Nesta sexta-feira, 8/5, celebramos o Dia Nacional do Turismo. Em 2020, a data chega diante de um contexto diferente e desafiador: os impactos da pandemia causada pelo novo coronavírus.

As crises causadas por doenças, desastres naturais e conflitos armados fazem parte da realidade do setor de turismo desde que ele se tornou uma atividade global. O desafio atual mostra-se ainda mais abrangente, com ampla restrição da circulação de pessoas e impacto direto sobre toda a cadeia. 

Contudo, as lições do passado mostram que o turismo tem uma resiliência  extraordinária em sua recuperação. Dessa vez não será diferente. O Ministério do Turismo pontuou que as viagens domésticas (dentro do próprio país) pautarão a retomada do setor. 

Essa afirmação é referendada por estudos da Organização Mundial do Turismo (OMT), que aponta a atividade como uma grande propulsora da recuperação econômica para os destinos no pós pandemia. A tendência serão as viagens de curta distância para destinos perto de casa, feitas de carro, com menor duração e  menor custo, especialmente para visitar parentes e amigos e saúde.

É claro que as medidas de segurança sanitárias receberão atenção contínua e aprofundada do setor turístico, mesmo no contexto da retomada. No novo mundo das viagens, protocolos de higiene rigorosos serão parte do cotidiano.  

As recomendações da OMT para esse novo cenário incluem medidas que se dividem em três áreas-chave: gerenciar a crise e mitigar o impacto; fornecer estímulo e acelerar a recuperação e prepar-se para o futuro. A organização propõe ações não apenas para o turismo recuperar do desafio inédito trazido pela Covid-19, mas também para “crescer melhor”, com mais atenção à contribuição do setor para o cumprimento da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

Assim, algumas medidas são estratégicas para manutenção e recuperação do setor, entre elas:

  • União pelo turismo - articulação do setor público,  privado e entidades de classe em nível local, regional e nacional para encaminhamento e negociação de proposições e demandas de interesse comum;
  • Redirecionamento de recursos e esforços para promoção do turismo doméstico, com atenção para o segmento de lazer, eventos corporativos e técnicos; 
  • Investir e manter contato com o consumidor de viagens real e potencial;  
  • Investir em inovação como forte opção de enfrentamento da crise;
  • Estabelecer diretrizes de realização de eventos como forma de recuperação e desenvolvimento econômico dirigidos tanto ao público local, quanto aos visitantes.

Esse contexto relaciona-se diretamente a um setor estratégico do posicionamento de destino turístico de Belo Horizonte: a gastronomia. Seu fortalecimento valoriza a produção  e as experiências locais, o fomento da cadeia produtiva e o desenvolvimento inclusivo e sustentável, elementos destacados no processo que levou à designação de Belo Horizonte como Cidade Criativa da UNESCO pela gastronomia

Enquanto uma cidade reconhecida pela sua hospitalidade, Belo Horizonte trabalha de forma comprometida com a segurança de todos seus cidadãos e com a futura jornada do turista na capital. Sempre com a segurança e a saúde em primeiro lugar, esta cidade criativa prepara atrativos e experiências diferenciadas para o futuro, contemplando eventos, entretenimento, lazer, cultura e negócios, ou seja, todos os segmentos estratégicos que nos tornam um destino competitivo e referência em serviços. Na retomada, Belo Horizonte estará linda como sempre foi. E preparada.