Igreja da Pampulha / Visita Virtual Portal Belo Horizonte
iTeleport/Acervo Belotur

Top 10 tecnologias e acessórios que não podem faltar na sua viagem - PARTE 2

A tecnologia mudou o mundo completamente. Tornou nossa rotina mais fácil e confortável. E ainda facilitou o planejamento e realização de nossas tão desejadas viagens. Para você, que leu o último texto no blog, sabe que essa série foi pensada para te ajudar a preparar a bagagem. Com as malas prontas, agora é hora de utilizar a tecnologia a seu favor.

Com o suporte da internet, ficou cada vez mais fácil reservar hotéis e passagens, adquirir ingressos e passeios, esclarecer dúvidas e personalizar as experiências de viagem. O blog do Portal Belo Horizonte preparou dicas sobre ferramentas, aplicativos e sites que não podem faltar na sua viagem. 

Potencial inexplorado: Google Flights

Vamos começar com uma plataforma amplamente conhecida: o Google, utilizado muitas vezes “só” como fonte de pesquisas. Muitos desconhecem um de seus melhores serviços: o Google Flights (voos). Em poucos passos, é possível obter informações sobre preços, horários, duração da viagem, opções de destinos e companhias aéreas. Em operação desde 2011, o Google Flights permite realizar consultas, traçar rotas e encontrar as melhores opções de passagens aéreas.

Ainda não decidiu para onde vai viajar? Fácil. No menu “explorar” do Google Flights, você poderá inserir a cidade de origem e verificar opções de passagens nacionais e internacionais. Com base em escalas, conexões, preços, pode definir seu próximo destino. Uma dica bônus: Belo Horizonte se conecta bem com muitas cidades e sua posição geográfica se torna um elemento facilitador para conciliar várias localidades em uma mesma viagem.

Top 10 tecnologias e acessórios que não podem faltar na sua viagem Rotas inteligentes, até off-line: Google Maps

Tão útil quanto a dica anterior, o Google Maps (mapas) é a próxima indicação. Durante o planejamento da viagem, é possível criar rotas, marcar pontos de interesse, verificar horários de funcionamento e otimizar o tempo de percurso. Use e abuse deste serviço gratuito, mesmo sem acesso a internet. É possível utilizá-lo sem conexão, com os seguintes passos: com o aplicativo aberto no celular ou tablet, acesse o seu perfil, toque em “mapas off-line”, selecione a área desejada e faça o download.

Mapa da mina, ou melhor, do wi-fi

Mesmo que você possa aproveitar algumas dicas sem o uso da internet, uma sugestão interessante é realizar o levantamento de pontos de wi-fi disponíveis em cada local visitado. Em Belo Horizonte, os pontos de acesso livre à internet estão disponíveis em: https://prefeitura.pbh.gov.br/transparencia/duvidas-frequentes/pontos-de-acesso-livre-internet

Experiência compartilhada: Trip Advisor

E a conectividade é crucial para conseguir tirar o máximo proveito da próxima dica. Quer saber o que os viajantes estão compartilhando sobre os locais e atrações visitadas, antes de tomar suas decisões? Então a dica é consultar o Tripadvisor, maior plataforma de viagens do mundo, com mais de 859 milhões de opiniões e avaliações sobre acomodações, restaurantes, experiências, companhias aéreas e cruzeiros. É possível comparar preços, realizar reservas e consultar o ranking dos serviços turísticos. 

Imagens que valem muitas palavras: Instagram

As mídias sociais também podem ser uma ótima forma de reunir informações sobre seu próximo destino, com destaque para o Instagram. O Instagram possui 500 milhões de usuários ativos diários e 58 vezes mais engajamento por seguidor do que o Facebook. Com uma produtividade acelerada de vídeos e fotos, tornou-se fonte de inspiração para viagens. Uma dica é pesquisar por lugares ‘instagramáveis’ no destino escolhido, o que poderá render experiências e fotos para guardar na memória com carinho.

Informação boa é informação organizada

Mas e agora, o que fazer com todo o conteúdo selecionado? A dica é agrupar todas as suas anotações em um aplicativo como o Evernote, considerado como referência no setor, cuja versão básica é gratuita. É uma excelente ferramenta de organização, na qual é possível armazenar todas as informações relevantes, compartilhar com os companheiros de viagem, salvar mapas, guardar documentos, ingressos e vouchers. A dica bônus é criar seus roteiros com uma nota por dia. Uma outra opção, que vem caindo no gostos dos turistas no mundo inteiro, é o Google Keep.    

Conta dividida sem drama

Por falar em companheiros de viagem, a próxima dica vai facilitar muito a divisão de contas daqueles que gostam de curtir novos lugares em grupo. Acredite! O Splitwise é uma ferramenta gratuita (ao contrário de seus concorrentes), disponível para download, feita para ajudar na difícil tarefa de separar e rastrear contas e despesas realizadas durante a viagem. 

Esqueceu o guarda-chuva?

Confundir e esquecer de alguma divisão de contas só não é pior do que deixar de consultar a previsão do tempo durante a viagem. Mudanças climáticas são o pesadelo de todo turista, e embora seja algo inevitável, avaliar as condições do tempo podem contribuir para a preparação de roteiros que estejam adequados e sejam adaptados a cada situação. Uma boa fonte, com informações climáticas consideradas mais precisas de todos os pontos de latitude e longitude do planeta, é o site AccuWeather

Viagem para o futuro

Adaptação e evolução. Esses são pontos importantes para ferramentas que pretendem transformar o conhecimento em busca de soluções para um problema. Isso se aplica à realidade virtual e sua contribuição para uma nova forma de turismo. A tecnologia proporciona viagens virtuais, de uma forma totalmente imersiva, e contribui na promoção e divulgação de atrativos turísticos e serviços oferecidos pelas cidades. Além disso, inspira e instiga a curiosidade do viajante. Quer ter a experiência de uma visita virtual e se divertir? Acesse agora: http://portalbelohorizonte.com.br/visitas-virtuais

Por fim, a dica de ouro consiste em efetuar consultas aos sites oficiais de cada localidade, somado aos downloads dos aplicativos disponíveis como mobilidade e transporte urbano, festivais, eventos e atrações turísticas (que podem disponibilizar guias audiovisuais gratuitamente). 

Mais bem informado para a sua próxima viagem ou visita a Belo Horizonte, impossível! Se você perdeu a primeira parte do post, acesse aqui: Top 10 tecnologias e acessórios que não podem faltar na sua viagem - PARTE 1