Ipê-roxo na praça da Liberdade
Mariana Durães /Acervo Belotur

Floração de ipês colore ruas, avenidas e praças de Belo Horizonte

Pelas ruas, avenidas e praças de Belo Horizonte, de meados do inverno até o início da primavera, é possível se encantar com os ipês que florescem pela cidade. Além de colorir a paisagem, a beleza dessa árvore reforça o título de “cidade-jardim” da capital.

É bem provável que você tenha visto alguns desses ao andar pela cidade. E muitos outros ainda aparecem ao longo dos meses, até setembro. Isso porque a floração segue uma sequência de cores bastante perceptível. 

Começando pelos chamados ipês-roxos - que têm uma coloração rosa escuro -, e que fazem um lindo contraste com o céu azul e quase sem nuvens, típico dessa época do ano. Depois, florescem os ipês-amarelos e os ipês-brancos. Por último, vem a floração que marca o encerramento do inverno e a chegada da primavera, no fim de setembro: aparecem os ipês-rosas. 

Ipê-amarelo em Belo Horizonte / Crédito: Dany Amaral

Muito conhecidos pela sua beleza e exuberância, os ipês gostam de calor e sol. As florações duram, em média, uma semana. No entanto, esse tempo depende de alguns fatores, como a umidade e temperatura do ambiente, e também a idade da árvore. De maneira geral, os ipês podem chegar a até 30 metros de altura mas, normalmente, têm entre sete e 15 metros. 

Você sabe quantos ipês existem em Belo Horizonte?

O ipê está entre as árvores em maior número em Belo Horizonte. A cidade possui, no total, cerca de 500 mil unidades de diversas espécies floríferas. Só de ipês, são quase 29 mil, divididos em dez espécies. A maioria é de ipês-rosas, com cerca de 10 mil árvores.

São, ainda, aproximadamente 2,8 mil árvores de ipê-amarelo e 2,5 mil de ipê branco. Já o mais raro é o ipê-verde, que tem apenas 24 árvores espalhadas pela cidade. 

Belo Horizonte também conta com outras espécies, como o ipê do cerrado (147), ipê-mirim (2.491), ipê-roxo (2.678), ipê sete folhas (906) e ipê tabaco (6.054). 


E você, vê muitos ipês por onde mora? Qual seu preferido?