Carnaval de Belo Horizonte 2019
Foto:Marcos Leão/Acervo Belotur

Dicas para curtir o Carnaval

Finalmente chegou o período da folia! Você já se encheu de glitter (biodegradável, é claro) e está doido para sair pra rua com a galera. Mas, calma lá! Para aproveitar direitinho e a festa não acabar antes da hora, que tal seguir algumas dicas?

Antes de sair de casa

O Carnaval de Belo Horizonte começa cedinho e tem blocos, shows nos palcos e desfiles para todos os gostos, em todos os cantos da cidade. 

Então, antes de sair, dê uma passadinha aqui no site para conferir a programação. Confirme os horários de concentração e saída dos blocos e seus percursos. Também é legal conferir as alterações de trânsito e transporte no Twitter da BHTrans. Durante a folia, diversas ruas e áreas serão interditadas para os desfiles, confira pela página da BHTrans.

A partir de sábado (22/2), o transporte coletivo municipal terá um planejamento especial para atender os usuários com a ampliação no quadro de horários, acréscimo de viagens e rotas especiais com alterações no itinerário e nos pontos de embarque e desembarque. É importante lembrar que mais de 250 pontos de ônibus serão desativados dentro das Áreas de Restrição de Circulação na Área Central. A BHTrans fixará cartazes nesses pontos para informar aos usuários os pontos mais próximos para cada uma das linhas. 

Acesse o Guia de Bolso e confira o mapa com os desvios e os pontos das linhas de ônibus. 

O metrô também terá operação especial durante o Carnaval. Confira: 
- Sexta-feira (21/2): A estação Central permanece aberta até às 2h. 
- Sábado (22/2): As estações Eldorado, São Gabriel e Vilarinho vão abrir mais cedo, às 5h da manhã, com reforço das bilheterias.
- Sábado à Terça-Feira (22 a 25/2): Horário ampliado diariamente na estação Central, aberta até à 1h. As demais estações vão funcionar somente para desembarque, após as 23h. 

Neste ano, o Foliônibus foi ampliado e vai rodar em três rotas, entre os dias 22 e 25/2: Contorno, Contorno/Área central e Pampulha. São 35 veículos circulando em diferentes horários (aguarde mais informações em breve). 

Não se esqueça de consultar os alertas meteorológicos da Defesa Civil de Belo Horizonte pelo Facebook, Twitter, Instagram ou pelo canal público do aplicativo Telegram pelo endereço: @defesacivilbh.

Você também pode receber os alertas preventivos por SMS de forma gratuita. Envie uma mensagem de texto para o número 40199 informando o CEP de sua rua. 

Com tudo planejado, cheque se você está levando o que precisa: documentos, celular com bateria carregada, dinheiro e cartões de débito e crédito, que são aceitos no iti, plataforma digital de pagamentos do Itaú Unibanco. 

Dê preferência a roupas leves e calçados confortáveis, assim você consegue curtir por mais tempo a folia na rua. E não esqueça de passar o protetor solar e conferir se o seu cartão de vacinas está em dia. 

Na rua

Agora que você já tá na rua, cuidado com os exageros, hein?

Além daquela Skol Puro Malte geladinha, beba água, sucos ou água de coco sempre que puder e compre sempre de ambulantes credenciados. Eles estarão identificados com um crachá e previamente orientados com boas práticas no manuseio de bebidas. 

Para a sua segurança e de todos os foliões, não leve ou compre bebidas em garrafas de vidro. O carnaval de Belo Horizonte é na lata! E, atenção! Dar ou vender bebida alcoólica para crianças e adolescentes é crime. Denuncie pelo disque 100! 

Faça uma alimentação leve e dê preferência a estabelecimentos licenciados e fiscalizados pela Vigilância Sanitária. E caso você vá consumir espetinhos, jogue sempre no lixo para evitar objetos pontiagudos pelas ruas. Se bater aquela fome no meio da curtição, faça um pedido pelo Ifood e não passe aperto! 

Não esqueça de utilizar os banheiros químicos espalhados por aproximadamente 100 pontos fixos durante o carnaval. 

Quando estiver na folia, não dê bobeira com o celular e seus pertences. Uma ótima alternativa é optar pela boa e velha pochete.

Caso precise de ajuda, procure um dos Postos Médicos Avançados nos seguintes endereços: 

  • Postos fixos durante o Carnaval:

-Praça Rui Barbosa, Centro
Funcionamento 24 horas: Início 19h do dia 21/02 até às 07h de 26/02

-Rua Estrela do Sul, em frente ao número 135, Santa Tereza
De 22 a 25/02, das 10h às 22h

-Av. Afonso Pena, 2336, Funcionários
De 22 a 25/2, das 10h às 22h

  • Hospitais:

João XXIII - Avenida Professor Alfredo Balena, 400 - Centro | (31) 3239-9200
Risoleta Neves - R. das Gabirobas, 1 - Vila Cloris | (31) 3459-3200
Clínicas:  Av. Prof. Alfredo Balena, 110 - Santa Efigênia | (31) 3307-9300
Odilon Behrens: Rua Formiga, 50 - São Cristóvão | (31) 3277-6198

Você também pode se informar nos pontos Posso Ajudar espalhados pela cidade durante o Carnaval, do dia 22 a 25/2, das 8h às 20h, nos seguintes endereços: 

  • Praça da Estação - Av. Amazonas, em frente ao número 44
  • Praça Sete, em frente ao número 2020 
  • Praça da Savassi - próximo à Rua Antônio de Albuquerque
  • Praça Raul Soares - de frente para Av. Augusto de Lima 
  • Av. Brasil com Afonso Pena - ao lado do Banco do Brasil
  • Praça Hugo Werneck - de frente para Av. Alfredo Balena
  • Mercado das Flores - Av. Afonso Pena, 1055

Em caso de chuva forte, siga as recomendações de segurança da Defesa Civil: 

- Durante os deslocamentos dirija com segurança. Verifique os limpadores de pára-brisas, faróis, lanternas, luzes de freio e pneus. Evite frear bruscamente e dar “golpes na direção”, para reduzir o risco de aquaplanagem. Deixe um espaço de segurança entre você e o veículo da frente.

- Não tente atravessar ou caminhar em enxurradas. A força da água pode te arrastar!

- Evite trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos.

- Se você for surpreendido por uma súbita inundação, abra os vidros e suba para o teto do veículo pela janela, identifique algum ponto fixo seguro e ligue imediatamente para a Corpo de Bombeiros (193).

- Durante vendavais, não se abrigue ou estacione debaixo de árvores, pois podem ocorrer quedas de galhos ou tombamentos ocasionando graves acidentes.

- Durante as tempestades com raios evite a exposição com superfícies condutoras. (esquadrias, fios, cercas de arame, varais metálicos, linhas de transmissão de energia e linhas de trem e estruturas metálicas).  

- Se estiver na rua, abrigue-se e não permaneça em áreas abertas.

- Não fique no alto de morros ou no topo de prédios.

- Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas. 

- Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados ou molhados. Ligue imediatamente para a CEMIG (116).

- Ao notar depressões no terreno ou rachaduras nas paredes não fique próximo! Busque local seguro. 

- Não lance serpentinas metálicas, sinalizadores, confetes, líquidos e sprays na rede elétrica. Há risco de choque!

- Se estiver em um grupo de pessoas, evite confusões que possam levar ao pânico.

- Conheça a estrutura do evento: se existem locais de concentração e dispersão, rotas de deslocamento para serviços de emergência, postos médicos, policiais e de apoio.

- Mantenha uma distância de segurança em relação aos trios elétricos e veículos de som.

- Não permaneça próximo de muretas, muros, guarda-corpos, contenções baixas que ofereçam riscos de quedas.
 
-   O uso de álcool e substâncias entorpecentes potencializam riscos sérios de desastres.

Em caso de perigo, ligue:

Emergências e salvamentos - 193 (Corpo de Bombeiros)
Vistorias em locais de riscos - 199 (Defesa Civil)
Socorros de emergência - 192 (Samu)     

Volta pra casa

Pra não fazer bagunça na cidade, siga o horário de dispersão dos blocos de rua e respeite a vizinhança. 

Use o transporte coletivo, como o Foliônibus, que terá três rotas gratuitas neste ano, táxis ou aplicativos de mobilidade e ajude o trânsito a fluir mais rápido. Ah, e não deixe seu amigo pra trás. Folia boa é com a galera reunida: um cuidando do outro, todos ficam bem.

E se a folia foi boa e vai continuar aproveitando, não se esqueça de se proteger e usar camisinha.  

Com essas dicas você já pode encarar a maratona do Carnaval de Belo Horizonte 2020. O período oficial vai de 8 de fevereiro a 1º de março. Fique de olho para outras novidades e dicas!