mostracigana
João Borges/Divulgação

Circuito Municipal de Cultura traz mostra on-line dedicada à cultura cigana

O Brasil conta com uma enorme população cigana, dividida em diferentes etnias e rica em cultura e saberes. Ainda assim, pouca gente no país conhece a história desses povos, presentes também no estado de Minas Gerais. Com o objetivo de resgatar memórias e jogar luz sobre a potência da cultura cigana, o Circuito Municipal de Cultura realiza, entre os dias 7 e 10 de abril, a Mostra Cigana. Totalmente gratuita e on-line, a programação contará com exibições inéditas de um bate-papo e de duas pílulas audiovisuais sobre o tema.  

7/4 - Terça - 19h
"Conversa de Barraca: História e Cultura dos Povos Ciganos no Brasil e Minas Gerais", com Nalva Cigana (MG) e Alenice Baeta (MG) - Mediação: Juliana Campos (MG)

A Mostra Cigana terá início com o bate-papo “Conversa de Barraca: História e Cultura dos Povos Ciganos no Brasil e Minas Gerais”, que será exibido nesta quarta-feira, dia 7, às 19h, no YouTube da Fundação Municipal de Cultura, no Facebook e no site do Circuito. Trata-se de uma conversa entre a liderança cigana Valdinalva Caldas (Nalva Cigana) e a historiadora Alenice Baeta, mediado pela antropóloga Juliana Campos, que irá abordar a história da chegada dos povos ciganos no Brasil e as singularidades que constituem o modo de vida. 

8 e 10/4 - Quinta e sábado - 18h
Pílulas audiovisuais "Tradições" e "Festa de Casamento", de João Borges (MG)

A programação da Mostra segue com duas pílulas audiovisuais assinadas pelo diretor de cinema e roteirista mineiro João Borges, que serão exibidas nos dias 8 e 10, sempre às 18h, no YouTube da Fundação Municipal de Cultura, no Facebook e no site do Circuito. Os vídeos abordam diferentes aspectos da cultura cigana: o primeiro, “Tradições”, enfoca a memória, o futuro e a relação com a morte, e o segundo, “Festa de Casamento”, trata o ritual sagrado da cultura cigana. As imagens foram gravadas no período anterior à pandemia, entre 2017 e fevereiro de 2020.