Mapeando
Foto: Divulgação

Confira a programação do Circuito - 19 a 27/1

19/01 - Terça-feira - 12h

Ação Território: Mapeando Minha Quebrada - Mapa Pedreira + Oficina Online L4

O projeto Mapeando Minha Quebrada acontece desde 2015 e traz como proposta pedagógica e cultural a reconstrução do vínculo de jovens de Belo Horizonte com as comunidades periféricas onde vivem. Para tanto, esses jovens são convidados a traçar mapas afetivos de suas “quebradas”, redescobrindo ruas, locais e sentimentos. A ação que integra a programação de janeiro une o Mapendo Minha Quebrada às articulações do Circuito Municipal de Cultura feitas desde 2019 para o lançamento de um jornal impresso produzido pelos jovens participantes do projeto e moradores do território L4 (Alto Vera Cruz, Baleia, Cidade Jardim, Conjunto Taquaril, Granja de Freitas e Vila da Área). Em quatro diferentes datas, o Mapeando Minha Quebrada apresentará mapas de quatro comunidades. Juntamente com a divulgação de cada mapa, haverá uma oficina online, fechada para os integrantes do projeto, que visa o aprendizado dos processos de diagramação de um jornal. No dia 19, o mapa apresentado será da Pedreira Prado Lopes. 

Exibição por meio das mídias: Instagram e Facebook 

Classificação: Livre

 

19,20 e 21 - Até às 10h - Terça e quarta-feira

Votação da semifinal da Batalha de Danças Urbanas

Na primeira etapa da seleção da Batalha de Danças Urbanas, foram selecionados oito semifinalistas, cujos nomes foram anunciados no dia 11 de janeiro. Os participantes foram convidados a gravar vídeos dançando no Teatro Marília, com imagens captadas e editadas pelo Circuito Municipal de Cultura, que foram publicados no YouTube da Fundação Municipal de Cultura. A próxima etapa é a semifinal, que acontece por votação popular, nos dias 19, 20 e 21. Agora, os dançarinos serão selecionados pelas curtidas nos vídeos (até às 10h de cada dia): os quatro com mais curtidas, seguem para a final. O anúncio será feito no dia 21.

Exibição por meio das mídias: YouTube 

Classificação: Livre

 

21/01 - Quinta-feira

Batalha de Danças Urbanas: Anúncio dos quatro finalistas 

Nos dias 19, 20 e 21, os oito vídeos dos oito semifinalistas foram publicados no YouTube da Fundação Municipal de Cultura para votação popular. Foram computadas as curtidas em cada vídeo feitas até às 10h de cada dia. Seguirá para a final da Batalha, que acontece nos dias 28, 29 e 30, quem tiver mais curtidas. O anúncio será feito no dia 21, quinta-feira, pelo Instagram, Facebook e site do Circuito Municipal de Cultura.

Exibição por meio das mídias: Instagram, Facebook e site

Classificação: Livre

 

21/01 - Quinta-feira - 12h

Ação Território: Mapeando Minha Quebrada - Mapa Morro das Pedras + Oficina Online L4

O projeto Mapeando Minha Quebrada acontece desde 2015 e traz como proposta pedagógica e cultural a reconstrução do vínculo de jovens de Belo Horizonte com as comunidades periféricas onde vivem. Para tanto, esses jovens são convidados a traçar mapas afetivos de suas “quebradas”, redescobrindo ruas, locais e sentimentos. A ação que integra a programação de janeiro une o Mapendo Minha Quebrada às articulações do Circuito Municipal de Cultura feitas desde 2019 para o lançamento de um jornal impresso produzido pelos jovens participantes do projeto e moradores do território L4 (Alto Vera Cruz, Baleia, Cidade Jardim, Conjunto Taquaril, Granja de Freitas e Vila da Área). Em quatro diferentes datas, o Mapeando Minha Quebrada apresentará mapas de quatro comunidades. Juntamente com a divulgação de cada mapa, haverá uma oficina online, fechada para os integrantes do projeto, que visa o aprendizado dos processos de diagramação de um jornal. No dia 21, o mapa apresentado será do Morro das Pedras. 

Exibição por meio das mídias: Instagram e Facebook 

Classificação: Livre

 

23/01 - Sábado - 12h

Ação Território: Mapeando Minha Quebrada -  Mapa Pindorama + Oficina Online L4

O projeto Mapeando Minha Quebrada acontece desde 2015 e traz como proposta pedagógica e cultural a reconstrução do vínculo de jovens de Belo Horizonte com as comunidades periféricas onde vivem. Para tanto, esses jovens são convidados a traçar mapas afetivos de suas “quebradas”, redescobrindo ruas, locais e sentimentos. A ação que integra a programação de janeiro une o Mapendo Minha Quebrada às articulações do Circuito Municipal de Cultura feitas desde 2019 para o lançamento de um jornal impresso produzido pelos jovens participantes do projeto e moradores do território L4 (Alto Vera Cruz, Baleia, Cidade Jardim, Conjunto Taquaril, Granja de Freitas e Vila da Área). Em quatro diferentes datas, o Mapeando Minha Quebrada apresentará mapas de quatro comunidades. Juntamente com a divulgação de cada mapa, haverá uma oficina online, fechada para os integrantes do projeto, que visa o aprendizado dos processos de diagramação de um jornal. No dia 23, o mapa apresentado será do Pindorama. 

Exibição por meio das mídias: Instagram e Facebook 

Classificação: Livre

 

26/01 - Segunda-feira - 12h 

Ação Território: Mapeando Minha Quebrada - Mapa Granja de Freitas + Oficina Online L4


O projeto Mapeando Minha Quebrada acontece desde 2015 e traz como proposta pedagógica e cultural a reconstrução do vínculo de jovens de Belo Horizonte com as comunidades periféricas onde vivem. Para tanto, esses jovens são convidados a traçar mapas afetivos de suas “quebradas”, redescobrindo ruas, locais e sentimentos. A ação que integra a programação de janeiro une o Mapendo Minha Quebrada às articulações do Circuito Municipal de Cultura feitas desde 2019 para o lançamento de um jornal impresso produzido pelos jovens participantes do projeto e moradores do território L4 (Alto Vera Cruz, Baleia, Cidade Jardim, Conjunto Taquaril, Granja de Freitas e Vila da Área). Em quatro diferentes datas, o Mapeando Minha Quebrada apresentará mapas de quatro comunidades. Juntamente com a divulgação de cada mapa, haverá uma oficina online, fechada para os integrantes do projeto, que visa o aprendizado dos processos de diagramação de um jornal. No dia 26, o mapa apresentado será da Granja de Freitas. 

Exibição por meio das mídias: Instagram e Facebook 

Classificação: Livre

 

27/01 - Quarta-feira - 19h

Circuito Cine Clube Online | “Amor em Migalhas”

Sessão comentada: Criação em animação - Com o diretor Alexandre Dubiela 

Exibido ao longo de 2020, o Circuito Cine Clube volta agora para uma nova etapa. O filme que marca o retorno do projeto é “Amor em Migalhas”, curta-metragem que está em processo de finalização, com estreia prevista para este ano. Dirigida por Alexandre Dubiela, a animação conta a história de Antônio, que levava uma vida melancólica até que um dia uma revoada de pássaros o ajudou a se conciliar com seu passado. Um trecho do filme será exibido no YouTube da Fundação Municipal de Cultura, com sessão comentada pelo diretor, que também fala no vídeo sobre a produção “caseira” de curtas-metragens em animação.


Exibição por meio das mídias: YouTube
Classificação: Livre