Programa Bendita Benedita
Foto: Divulgação

Confira a programação do Circuito Em Casa - 20 a 27/7

20/07 - Segunda-Feira - 18h

Vídeo - Territórios Culturais - Link de Mestre | Episódio 1| Folia de Reis com Palmira Ramos e Douglas Reis - Cultura Popular

Sinopse: Mestres de ofício são detentores de um saber fazer que une teoria e prática. São artesãos, capoeiristas, mestres de ervas e raízes, do samba, do congo ou do maracatu. 

A série “Link de Mestre”, do Projeto Territórios Culturais, vai contar a história de doze duplas de mestres de ofício e aprendizes convidados, de diversas regiões de Belo Horizonte. Descubra como o ofício transformou o contexto em que vivem, principalmente culturalmente. O primeiro episódio conta a história de Palmira Barbosa Ramos, Mestre de Folia de Reis e de seu aprendiz Douglas Francisco Silva Reis.

Palmira Barbosa Ramos é Mestre de Folia de Reis há mais de 24 anos no bairro Floramar, região norte de Belo Horizonte. Em 2015, conheceu e convidou o jovem Douglas Reis a participar de seu grupo. 

Douglas é compositor, regente musical, educador social, graduado em Administração de Empresas pela PUC-MG e morador do bairro Jardim Felicidade. 

A parceria entre os dois rendeu frutos: em 2016, o grupo São Francisco Xavier foi criado por Douglas no bairro Jardim Felicidade. Desde então, Palmira e ele atuam juntos, cantando e emanando alegria e emoção por onde passam.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 18h de 20/7

 

21/07 - Terça-Feira - 10h

Vídeo - Radionovela "Perguntas para Madê" - Episódio II - Por Erika Rohlfs e Thiago Gazzinelli - Literatura 

Sinopse: “Perguntas para Madê” é uma radionovela virtual que conta a história de uma ex-detetive que, após vivenciar um trauma, fica anos sem sair de casa. Com um tino aguçado para combater injustiças, Madê precisa lidar com seu passado e sair de casa para resolver o mistério. 

No Episódio I, o ouvinte conheceu a história da ex-detetive aposentada Madê que, depois de anos sem sair de casa ou se empenhar em investigações, se depara com mistérios que transformam sua vida. No segundo episódio, Madê faz uma nova amizade e se envolve em uma investigação onde revê seu passado sombrio. 

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Duração: 13 minutos 44 segundos
Classificação: Livre
Disponível até: 30/08/2020

 

21/07 -Terça-Feira - 15h

Vídeo - Territórios Culturais - Histórias de Alimentar a Alma - Episódio 3 - Receita de Frango Caramelizado com Roberta Lopes - Gastronomia

Sinopse: No terceiro episódio da série “Histórias de Alimentar a Alma” você vai conferir uma receita de frango caramelizado, com Roberta Lopes, mais conhecida como Beta, moradora do bairro Vila Marçola.

Beta é auxiliar de cozinha e sua história na culinária começou ainda na infância. Filha de cozinheira, costumava acompanhar a mãe na cozinha em que trabalhava e aprendeu técnicas e novas receitas. Beta trabalhou em diversos restaurantes e lanchonetes, possui uma forte relação de afeto com a culinária e está sempre buscando novos sabores e invenções.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 15h de 21/7

 

21/07 - Terça-Feira - 19h

Terça da Dança - Vídeo - Performance “A to to A - Oriki para Omolu” com Flaviane Lopes e bate-papo com André Luiz de Souza - Dança

Sinopse - Ato to A é um videodança que se entrecruza com a linguagem da poesia, a partir de uma saudação a Omolu. Elemento da tradição poética ioruba, o oriki é uma espécie de canto-fala que traz sequências de saudações à divindades ou pessoas. Omolu é o orixá que representa as energias da terra, da saúde e da cura. Oriki para Omolu é uma loa em forma de dança. Na sequência, confira o bate-papo com o artista, professor e pesquisador de dança André Luiz de Souza sobre o processo criativo. 
 
Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 19h de 21/7

 

22/07 - Quarta-Feira - 12h

Circuito Cine Clube - "Dentro da Caixinha" - Cinema

Sinopse: Arthur, Laura e João passam férias na casa da avó, na cidade grande. Os três irmãos se distraem com videogames e redes sociais quando, de repente, uma tempestade provoca a queda de energia. Ao ver seus netos entediados sem os passatempos eletrônicos, Neusa revira seu baú de lembranças e surpreende as crianças com o divertido universo das brincadeiras de roda.

Exibição por meio da mídia: YouTube
Direção/ano: Guilherme Reis/2016
Duração: 43 minutos
Classificação: Livre
Disponível até: 28/07/2020

 

22/07 - Quarta-Feira - 18h

Vídeo - Territórios Culturais - Link de Mestre| Episódio 2 | Rezas e Benzeções com Evelina Silva e Gleisson Passos - Cultura Popular

Sinopse: O segundo episódio da série “Link de Mestre” conta a história de Evelina Pereira da Silva, mais conhecida como Dona Amélia, moradora da Pampulha. Criada em família tradicional umbandista, iniciou seu aprendizado ainda criança com seu pai benzedor e capitão de Congado, no bairro Santo André, em Belo Horizonte. Atual rainha da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário, do bairro Urca, Dona Amélia é benzedeira e compartilha seus conhecimentos sobre ervas e rezas com a comunidade.

Gleisson Rodrigues Batista Passos foi criado dentro da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário. Recebeu o cargo de capitão-mor da guarda após o falecimento de seu avô, fundador da irmandade. Em 2005, iniciou um processo de aprendizado cotidiano sobre rezas e benzeções com Dona Amélia. Os saberes transmitidos pela rainha da Guarda ao seu aprendiz tem sido fundamentais para a continuidade da cultura e tradição do Congado.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 18h de 22/7

 

23/07 - Quinta-Feira - 10h

Vídeo - Radionovela "Perguntas para Madê" - Episódio III - Por Erika Rohlfs  e Thiago Gazzinelli - Literatura 

Sinopse: “Perguntas para Madê” é uma radionovela virtual que conta a história de uma ex-detetive que, após vivenciar um trauma, fica anos sem sair de casa. Com um tino aguçado para combater injustiças, Madê precisa lidar com seu passado e sair de casa para resolver o mistério. 

No Episódio I, o ouvinte conheceu a história da ex-detetive aposentada Madê que, depois de anos sem sair de casa ou se empenhar em investigações, se depara com mistérios que transformam sua vida. No segundo episódio, Madê faz uma nova amizade e se envolveu em uma investigação onde reviu seu passado sombrio. No terceiro episódio, Madê descobre um plano maléfico que colocará a vida de todos em risco.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível até: 30/08/2020

 

23/07 - Quinta-Feira - 20h

Vídeo - Show Arruda I com Michele Bernardino - Música

Sinopse: Arruda I é um show musical em que se brinca com o som. Conta histórias. Brinca com a voz. Aprende com os mestres. Volta a brincar com a voz. Uma voz que é corpo e movimento. Um corpo que é voz. Isso tudo junto em uma busca constante de autoconhecimento.

O projeto foi criado antes do isolamento social, mas produzido durante a pandemia, evocando a fotografia, literatura e música por meio de sete canções e dois poemas autorais. 

Exibição por meio das mídias: Youtube/Instagram/ Facebook
Classificação: Livre
Disponível até: 13/08/2020

24/07 - Sexta - feira - 12h 

Vídeo - Projeto Gambiologia  - Oficina “Varal Fofo de Leds”, com Fred Paulino - Ação Formativa

Sinopse: Nesta oficina do projeto Gambiologia, o artista Fred Paulino ensina como criar um varal decorativo de LEDs utilizando um pisca pisca de natal e isopor utilizado em embalagens. Personalize sua mensagem luminosa e divirta-se com essa invenção colocando a "mão na massa". A oficina traz uma reflexão sobre como a improvisação e o reaproveitamento de materiais são fundamentais para o momento de limitação de recursos e mostra que a nossa própria casa pode ser um terreno fértil de ideias, um verdadeiro laboratório de invenção. 


Exibição por meio das mídias: YouTube/Facebook
Duração: 15 minutos
Classificação: Livre
Disponível a partir de 12h de 24/7

 

24/07 - Sexta-Feira - 20h

Vídeo - Prisma Cênico: Bate-papo com os iluminadores Jésus Lataliza e Rodrigo Marçal - Artes Cênicas

Sinopse: Os iluminadores Jésus Lataliza e Rodrigo Marçal falam sobre suas experiências e desafios nas montagens de iluminação cênica para o “Teatro de Rua”. Tendo em vista o contexto atual, em que estamos confinados em nossas casas e que a perspectiva de retorno dos teatros e casas de espetáculos encontra-se sem previsão, os participantes acreditam que, futuramente, uma das possibilidades de viabilizar espetáculos presenciais será em espaços abertos.

Exibição por meio das mídias: YouTube
Classificação: Livre
Disponível a partir de 20h de 24/7

 

24/07 - Sexta-Feira - 21h

Vídeo - “Concerto para Berimlata, Percussão e Canto à Capela” com Johnny Herno - Música

Sinopse: Concerto para Berimlata é um solo de percussão e cantos inspirados nos povos da floresta. Berimlata é o monocórdio criado pelo próprio artista, a partir de uma lata de tinta encontrada em uma nascente. Ditos populares, sons onomatopaicos e lembranças advindas do mundo dos sonhos criam o enredo poético da apresentação que também homenageia o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos.

Johnny Herno é um artista de Santa Luzia (MG), com mais de 20 anos dedicados à música e às artes. Com trabalhos realizados na Europa e Ásia, Johnny iniciou suas investidas percussivas ainda na adolescência, na Escola de Samba Esculacho, em Santa Luzia, onde conheceu Carlinhos Ferreira, Babilak Bah, Naná Vasconcelos, dentre outros. 

Premiado pelo BDMG Instrumental de 2004, já se apresentou na 'Caravana Pixinguinha' de música, 'Rumos Itaú Cultural', 'Festival PENANG WORD MUSIC 2014 – Malásia', 'Festival Planeta Brasil' e, recentemente, convidado a integrar o "'Playing For Change'.

Exibição por meio das mídias: YouTube/Instagram/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 21h de 24/7

 

25/07 - Sábado - 16h

Vídeo - “O Impacto das Telas no Tempo das Infâncias”, com Igor Amin - Ação Formativa

Sinopse: O vídeo “O Impacto das Telas no Tempo das Infâncias” é uma proposta de debate sobre os impactos do uso tóxico das telas (TV, celular, computador) por crianças, devido à falta de mediação e acompanhamento consciente das famílias e educadores. 

A midiatização do olhar das crianças através de uma construção hegemônica de identidades fixas e esteriotipadas serão debatidos juntamente com as ideias de pensadores que ressaltam a importância de uma pedagogia engajada, como a pesquisadora Bell Hooks, assim como o desenvolvimento de uma conscientização e pensamento crítico trazido por Paulo Freire. 

O debate será complementado com as ideias de Thich Nhat Hanh, onde o uso das telas deve servir como meio para a construção de identidades baseadas em escuta plena e fala amorosa. Uma reflexão cultural e audiovisual que mostra a potência de possíveis narrativas emancipatórias que podem ser praticadas positivamente com as crianças, com o uso das telas.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 16h de 25/7

 

25/07 - Sábado - 18h

Vídeo - Territórios Culturais - Link de Mestre| Episódio 3 | Mobilização Cultural com Dona Lúcia César e Ivan Domingues - Cultura Popular

Sinopse: O terceiro episódio da série “Link de Mestre” conta a história de Lúcia César dos Santos e Ivanildo da Consolação Domingues, ambos moradores de Venda Nova, região metropolitana de Belo Horizonte.

Lúcia César nasceu em Belo Horizonte e há mais de 40 anos atua como mobilizadora cultural e colabora efetivamente para a criação de grupos e projetos culturais em Venda Nova. Sempre atuante nas questões sociais da região, colaborou em diversas pautas do CRAS, foi membro da comissão da saúde e uma das colaboradoras na seleção das 100 personalidades mais marcantes, nas comemorações de 300 anos de Venda Nova. 

Ivanildo da Consolação Domingues, mais conhecido como Ivan, nasceu em Belo Horizonte. É, jornalista, fotógrafo, professor de Fotografia e Oratória. Possui formação técnica em teatro, cinema, moda e artista plástico desde 1993, tendo participado de diversas exposições. Em 1997, idealizou o concurso fotográfico “Desvende Venda Nova” e em 2011 dirigiu e compôs a trilha de “Venda Nova Tricentenária”.

Lúcia foi coordenadora do Culturarte, movimento cultural de Venda Nova, onde Ivan é atualmente coordenador. Ambos atuaram juntos na mobilização para criação do Centro Cultural de Venda Nova e compartilham saberes de liderança comunitária e mobilização cultural. 

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 18h de 25/7

 

26/07 - Domingo - 11h

Vídeo - Territórios Culturais - Histórias e Alimentar a Alma - Episódio 4 - Receita de Bambá de Frango e Ora-pro-nóbis, com Gil Ramos - Gastronomia

Sinopse: No quarto episódio da série “Histórias de Alimentar a Alma” você vai conferir uma receita de bambá de frango e ora-pro-nóbis com Gil Ramos, morador de Venda Nova, regional Norte de Belo Horizonte. Gil desenvolve trabalhos na área artística, como ator, circense e arte-educador há 40 anos. Sua experiência na cozinha é resultado de investigações e curiosidades, uma vez que sempre cozinhou para si mesmo. Ao longo de sua trajetória trabalhou em restaurantes e buffets, além de ter experiências em produção de massas e quitandas pelo SENAC e de pratos típicos da culinária mineira nas andanças por Minas

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 11h de 26/7

 

26/07 - Domingo - 15h

Vídeo - Exposição - Retratistas do Morro por Afonso Pimenta e João Mendes (Aglomerado da Serra) - Fotografia

Sinopse: O projeto “Retratistas do Morro” tem por objetivo contribuir para a construção de uma narrativa histórica das imagens brasileiras, conectadas do ponto de vista de fotógrafos tradicionais que atuaram em vilas, favelas e comunidades urbanas do país, a partir da metade do século XX. Atualmente, ele é dedicado à preservação, catalogação, digitalização, restauração das fotografias e resgate das histórias de vida dos mestres retratistas João Mendes e Afonso Pimenta que, desde o final da década de 1960, documentam o cotidiano dos moradores do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.

Afonso Pimenta nasceu em São Pedro de Suaçuí (MG) e chegou em Belo Horizonte na década de 1970, quando passou a residir na favela do Cafezal, uma das vilas do Aglomerado da Serra. Enquanto ainda era gari da Prefeitura, passou a atuar como assistente do fotógrafo João Mendes e aprendendo seu futuro ofício. Registrou os bailes de soul da Comunidade da Serra, a convite de Misael Avelino dos Santos, um dos fundadores da Rádio Favela e organizador dos bailes. Atualmente registra o cotidiano dos moradores do Aglomerado da Serra.

João Mendes nasceu em Iapú, município de Inhapim (MG) e iniciou sua trajetória profissional aos 15 anos, quando foi contratado pelo delegado de polícia da cidade para ser o fotógrafo oficial da perícia. Entre os deveres em casa e na escola, retratava cenas de crimes e casos forenses. Em 1973, João Mendes se estabeleceu como um dos primeiros fotógrafos profissionais do bairro Serra, em Belo Horizonte, onde vem trabalhando há 45 anos. Seus primeiros registros na região foram realizados em 1968 e representam quatro gerações de moradores do bairro.

Exibição por meio das mídias: YouTube/Site do Circuito
Idealizador e Coordenador do Projeto Retratistas do Morro: Guilherme Cunha
Produção: Kelly Cristina
Classificação: Livre
Disponível a partir de 15h de 26/7 

 

26/07 - Domingo - 16h

Vídeo - Programa Bendita Benedita com Grupo Trampulim - Circo

Sinopse: Neste programa de auditório pandêmico, entrevistas, correspondentes internacionais, música, dicas, bilhetes elegantes, tudo é transformado em jogo. Esse encontro virtual propõe resgatar a alegria escondida, o riso fugido, instigar a curiosidade e curiosos, contar e escutar histórias inventadas, lembradas ou quase esquecidas.

Com 26 anos de trajetória, o Grupo Trampulim também vem se reinventando em tempos de 
pandemia. Adaptaram a garagem de casa, que se transformou em um estúdio de gravação de conteúdos para redes sociais, especialmente para o YouTube. O Programa Bendita Benedita é sobre Benedita Jacarandá, palhaça de Adriana Morales, diretora do Grupo, que contará com entrevistas, dicas, participação de Djs e jogos online de improviso. Tiago Mafra, o palhaço Sabonete, também diretor do Grupo, é o responsável técnico/faz-tudo do programa que também contará com a participação de Chaya Vazquez no suporte técnico. 

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 16h de 26/7

 

27/07 - Segunda-Feira - 18h

Vídeo - Territórios Culturais - Link de Mestres | Episódio 4 | Costura, bordado e crochê com Célia Gouveia e Raimunda dos Santos - Cultura Popular

Sinopse: O quarto episódio da série “Link de Mestre” conta a história de Célia Geralda de Sousa Gouveia, moradora da Serra e Raimunda Maria dos Santos, mais conhecida por Dona Merinda, moradora da Vila Marçola, em Belo Horizonte.

Célia Geralda de Sousa Gouveia é costureira e bordadeira, onde trabalha com crochê e tricô. Aos 11 anos fez seu primeiro curso de costura e fez parte do Grupo de Bordadeiras do Centro Cultural Vila Marçola, onde aprendeu seus ofícios e compartilhou sua experiência com a comunidade. 

Dona Merinda nasceu e cresceu na zona rural de Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais. Veio para Belo Horizonte e até hoje dedica-se ao bordado. Ela faz parte do EJA e do Grupo Vizinhas das Cantigas, onde canta e dança.

Moradoras antigas da região do Aglomerado da Serra, as duas senhoras se conheceram na comunidade e passaram a trocar saberes sobre costura, bordado e crochê. 

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 18h de 27/7