Programação Circuito Em Casa
Foto: Divulgação

Confira a programação do Circuito Em Casa - 28/7 a 3/8

28/07 - Terça - feira - 10h

Vídeo - Radionovela "Perguntas para Madê" - Episódio IV - Por Erika Rohlfs e Thiago Gazzinelli - Literatura 

Sinopse: “Perguntas para Madê” é uma radionovela virtual que conta a história de uma ex-detetive que, após vivenciar um trauma, fica anos sem sair de casa. Com um tino aguçado para combater injustiças, Madê precisa lidar com seu passado e sair de casa para resolver o mistério. 

No Episódio I, o ouvinte conheceu a história da ex-detetive aposentada Madê que, depois de anos sem sair de casa ou se empenhar em investigações, se depara com mistérios que transformam sua vida. No segundo episódio, Madê faz uma nova amizade e se envolveu em uma investigação onde reviu seu passado sombrio. No episódio III, Madê descobre um plano maléfico que colocará a vida de todos em risco. 

No quarto episódio, a ex-detetive corre perigo e precisa da ajuda de Tico para salvar a cidade e a si mesma.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível até: 30/08/2020

 

28/07 -Terça-Feira - 15h

Vídeo - Territórios Culturais - Histórias de Alimentar a Alma - Episódio 5 - Receita de Fubá Suado com Iara Gonçalves - Gastronomia

Sinopse: No quinto episódio da série “Histórias de Alimentar a Alma” você vai conferir uma receita de fubá suado com Iara Gonçalves, moradora do bairro São Bernardo, em Belo Horizonte. 

Iara nasceu em Serra Azul de Minas, Minas Gerais, e chegou em Belo Horizonte ainda pequena. Ela faz parte do grupo de mulheres “Rosas de São Bernardo”, que leva alegria ao público por meio da cultura popular. A receita apresentada é tradicional em sua cidade natal e faz parte de sua história de vida.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 15h de 28/07

 

28/07 -Terça-Feira - 19h

Vídeo - Terça da Dança - Vivência - Corpo Negro na Dança - Grupo Teatral Espanca  - Dança

Sinopse: A vivência “Corpo Negro na Dança” é um encontro com o público conduzido com Suellen Sampaio e Guida Ramos para a troca descontraída de experiências. Os participantes, de iniciantes a mais experientes, experienciam diferentes estilos de danças da matriz africana. 

A vivência é dividida em dois momentos: alongamento e aquecimento com repetições e  variações de danças afro-brasileiras conduzidas pela artista. Neste vídeo, a coreógrafa Guida Ramos conclui os trabalhos com as Danças Urbanas.

Suellen Sampaio é dançarina e ensaiadora em companhias de dança afro, pesquisadora de Capoeira, Contemporâneo e Ballet Clássico. 

Guida Ramos é pesquisadora de Danças Urbanas há mais de 10 anos. Atua como coreógrafa e bailarina desde 2003. 

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 19h de 28/07

 

29/07 - Quarta-Feira - 12h

Vídeo - Tutorial Direitos Autorais nas Redes Sociais - Ação Formativa

Sinopse: Como regular as relações jurídicas diante da pandemia mundial, onde as apresentações artísticas acontecem, quase em sua totalidade, no mundo virtual? Com tantas facilidades de obtenção de conteúdo, como o direito autoral deve ser tratado nas novas mídias sociais? Será que os dispositivos legais existentes conseguem proteger os autores de eventuais contravenções e plágios? Como fica a remuneração dos autores? Se eu copiar um trecho de uma música e colocar na minha rede social, posso ter que pagar por isso? 

Essas são algumas perguntas que os advogados do escritório Drummond & Neumayr irão responder neste tutorial, tão necessário para o cumprimento das normas relacionadas à legislação sobre direitos autorais.
 
Rafael Neumayr é advogado e mestre em direito empresarial com ênfase em propriedade intelectual. É sócio da Drummond & Neumayr Advocacia e Vice- Presidente da Comissão de Direito da Economia Criativa  Em sua carreira Rafael coordenou a assessoria jurídica a mais de cem obras audiovisuais, como longas-metragens e séries, além de games. Coordenou e foi coautor do livro “Direito e Cultura: Aspectos Jurídicos da Gestão e Produção Cultural”.

Stéfano Falcão é advogado, sócio da Drummond & Neumayr Advocacia. Presta serviços de consultoria e assessoria jurídica principalmente nas áreas de direitos autorais, clearance de obras audiovisuais, questões contratuais, mídias sociais e em assuntos regulatórios do mercado audiovisual. Na última década, realizou o atendimento a projetos de dezenas de produtoras audiovisuais, estúdios de animação, canais de YouTube e desenvolvedoras de games. É integrante da Comissão do Direito da Economia Criativa da OAB/MG e associado à ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual.

Exibição por meio das mídias: YouTube/ IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 12h de 29/07

 

29/07 - Quarta-Feira - 18h

Vídeo - Territórios Culturais - Link de Mestre - Episódio 5 - Luthieira com Elias Aguiar e Jairo Gomes - Cultura Popular

Sinopse: O quinto episódio da série “Link de Mestre” conta a história de Elias de Souza Aguiar, morador do bairro Regina e Jairo Gomes, do bairro Santa Rita.

Elias nasceu em Carmo do Cajuru, Minas Gerais e mora em Belo Horizonte desde 1983. É Luthier com 15 anos de experiência na fabricação de instrumentos artesanais como viola, cavaco, violão e ajustes de instrumentos de cordas e acordeon. Já ensinou a profissão para diversos aprendizes. 

Um deles é Jairo Gomes, que nasceu em Brumadinho e é marceneiro há 25 anos. No começo dos anos 2000, se interessou em tocar a viola e decidiu fazer o seu próprio instrumento. Assim conheceu Elias Aguiar que ensinou o ofício e a paixão pela música. 

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 18h de 29/07

 

29/07 - Quarta-Feira - 19h

Vídeo - “A margem da escrita: introdução aos conceitos africanos, voz, performance e liberdade textual com Coletivo Afrolíricas” - Literatura

Sinopse: Oriunda de saberes culturais africanos e a sua expansão com variadas formas de se expressar. Vindas de diferentes contextos sociais, porém protagonizada por pessoas que são marginalizadas pelo padrão social do ocidente. Corpos marginalizados que se afirmam numa poética de liberdade! 

A oficina “A margem da Escrita”, será focada em dois assuntos: palavra (texto) e ação (performance). Com a participação das três integrantes do coletivo Afrolíricas, a aula evidencia a importância dos conceitos africanos, o trabalho da voz e a liberdade textual herdado de nossos ancestrais. Um mergulho nos conceitos, na criação e nas ações do universo da literatura marginal. Cê vem com a gente?

Exibição por meio das mídias: YouTube/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 19h de 29/07

 

29/07 - Quarta-Feira - 20h

Vídeo - Sarau Coletivoz - 10 anos - Literatura

Sinopse: Para comemorar os dez anos de atuação, o Coletivoz realiza uma edição virtual do projeto, com alguns poetas, escritores, performers, slammers e artistas de periferias de Belo Horizonte e região metropolitana. Ampliando a percepção do público sobre a produção literária brasileira contemporânea, a ação pretende levar a literatura, da periferia para a periferia.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 20h de 29/07

 

30/07 - Quinta-Feira - 10h

Vídeo - Radionovela "Perguntas para Madê" - Episódio V - Por Erika Rohlfs e Thiago Gazzinelli - Literatura 

Sinopse: “Perguntas para Madê” é uma radionovela virtual que conta a história de uma ex-detetive que, após vivenciar um trauma, fica anos sem sair de casa. Com um tino aguçado para combater injustiças, Madê precisa lidar com seu passado e sair de casa para resolver o mistério. 

No Episódio I, o ouvinte conheceu a história da ex-detetive aposentada Madê que, depois de anos sem sair de casa ou se empenhar em investigações, se depara com mistérios que transformam sua vida. No segundo episódio, Madê faz uma nova amizade e se envolveu em uma investigação onde reviu seu passado sombrio. No episódio III, Madê descobre um plano maléfico que colocará a vida de todos em risco. No quarto episódio, a ex-detetive corre perigo e precisa da ajuda de Tico para salvar a cidade e a si mesma.

No quinto e último episódio Madê e seus amigos correm contra o tempo para não perder a última chance de impedir que um grande crime aconteça.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível até: 30/08/2020

 

30/07 - Quinta-Feira - 15h

Vídeo - Territórios Culturais - Histórias de Alimentar a Alma - Episódio 6 - Receita de Torta de Banana, com José Racilan - Gastronomia

Sinopse: No sexto episódio da série “Histórias de Alimentar a Alma” você vai conferir uma receita de torta de banana com José Racilan Filho, morador do Bairro das Indústrias, em Belo Horizonte. 

José trabalhou como vendedor ambulante, engraxate, metalúrgico, artesão e outras. Também é contador de histórias, ensina artesanato para crianças, jovens e idosos e tem o sonho de escrever um livro. É um entusiasta da culinária e toda a família aprecia os quitutes que faz.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 15h de 30/07

 

30/07 - Quinta-Feira - 20h

Vídeo - Bate-Papo “Produções artísticas periféricas e faveladas: desafios e perspectivas”, com Cristiano Silva Rato, Russo APR, Robert Frank e Elisângela Silva - Audiovisual

Sinopse: O escritor, editor e documentarista Cristiano Silva Rato convida o rapper, produtor cultural, educador e ator Russo APR, para uma conversa sobre as produções culturais em vilas, favelas e periferias da capital mineira e Região Metropolitana. Participam também do bate-papo Robert Frank, multiartista, músico, artista visual e ator, e a psicóloga amante de samba e cultura negra Elisângela Silva. Todos têm mais de 15 anos de atuação em movimentos culturais, Hip-hop, rock, negro, de educação popular, direitos humanos e fortalecimento de juventudes historicamente vulnerabilizadas.  

Exibição por meio das mídias: YouTube/Facebook
Classificação:16 anos
Disponível a partir de 20h de 30/07

 

31/07 - Sexta-Feira - 17h

Vídeo - Bate-Papo sobre Cultura Sound System AmBHulante com Dj Luiz Valente - Música

Sinopse: Conheça mais sobre a cultura e tecnologia de sistemas de som sobre duas rodas em um bate-papo com o Dj Luiz Valente, idealizador do projeto AmBHulantes e dos sistemas Auto Sound System e Bicirangos. 

O projeto AmBHulantes foi criado em 2019 para ser uma experiência itinerante e reúne música, tecnologia, arte urbana, slow food, esportes não tradicionais e cicloativismo. A ideia é realizar eventos utilizando a estrutura de bicicletas e convidar o público a pedalar por ruas de Belo Horizonte, reimaginando a forma de se relacionar com a cidade. O projeto defende que toda a energia necessária, seja gerada por tecnologias renováveis como painéis solares, baterias e geradores de energia a pedaladas. 

O Auto Sound System, criado por Valente, é um sistema sonoro autônomo itinerante que gera energia por meio de placas solares e geradores de força motriz movidos a pedaladas, utilizado para discotecagem em lugares inusitados da cidade.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 17h de 31/07

 

31/07 - Sexta-Feira - 20h

Vídeo - Graffiti e Música com Kakaw e DJ Mapùche - Artes Visuais + Música

Sinopse: Ancestralidade e criações multiculturais, a força das raízes indígenas em contato com texturas urbanas. O trabalho propõe a criação de um mural inédito da artista Kakaw, em área interna, desde o sketch até o muro, com o set do DJ Mapùche. 

Kawany Tamoyos, vulgo Kakaw, integra a cena cultural nacional da arte urbana, presente em festivais, exposições e editais. Sua pesquisa parte de sua ancestralidade indígena através da estética urbana do graffiti, criando imagens de mulheres indígenas e negras com spray, que beiram o surrealismo, buscando subverter padrões e estereótipos. 

Mapùche integra os coletivos AYO, Matadensa e Discothèque e é um dos produtores da Avulsa. Uma trajetória musical diversificada que apresenta referências multiculturais que marcam a construção de suas pesquisas e sets.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 20h de 31/07                                    


31/07 - Sexta-Feira - 21h

Vídeo - Show acústico “Prosa e Canção”, com Milena Torres - Música

Sinopse: A compositora e intérprete Milena Torres descobriu o ato de compor letra e música na adolescência, em Almenara, Minas Gerais. Ao mudar para Belo Horizonte buscou desde sempre, espaços e oportunidades que poderiam receber sua proposta autoral. Nesta trajetória como letrista, gravou com a banda Black Sonora a letra “O mar pra mim”. A canção “Calma Coração” foi registrada em cd e dvd pela cantora brasiliense Thamara Saraiva. Musicou o poema “Canção entre um homem e um rio”, de Marina Colasanti, registrado em cd e videoclipe. Há também canção de sua autoria na voz de Josi Lopes e três canções suas gravadas por Marcelo Veronez. 

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 21h de 31/07      

 

01/08 - Sábado - 16h

Vídeo - Laboratório de Teatro Lambe Lambe, com Iasmin Marques do Grupo Girino - Teatro

Sinopse: O laboratório de “Teatro Lambe Lambe” propõe uma experiência cênica que trabalha com bonecos e objetos em miniatura. O “Teatro Lambe Lambe” propõe uma relação inovadora com o público, na medida em que cada sessão é realizada para apenas um espectador e dentro de caixas confinadas, onde é necessário assistir por um visor e ouvir com fones de ouvido.

Os participantes poderão vivenciar a história e as características dessa linguagem, assim como os principais elementos técnicos que envolvem a criação de uma história em pequenos formatos.

Exibição por meio das mídias: YouTube/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 16h de 01/08  

 

01/08 - Sábado - 18h

Vídeo - Territórios Culturais - Link de Mestre - Episódio 6 - Afoxé Ilê Odara com Thirey Ilê Odara e Ângela da Silva de Oliveira - Cultura Popular

Sinopse: O sexto episódio da série “Link de Mestre” conta a história de Reinaldo Luiz Aparecido de Oliveira, mais conhecido como Thirey, e Ângela da Silva de Oliveira, ambos moradores do Bairro Santo André, em Belo Horizonte.

Thirey é coreógrafo, percussionista, cantor, compositor e regente. Sua mãe, Dona Oneida (Ialorixá Mãe Gigi), foi fundadora do 1º Bloco Afro de Belo Horizonte, em meados de 1979, o Afoxé Ilê Odara. Velho Dico, seu pai, era cantor, percussionista e professor de gafieira. Mãe Gigi era conhecida por sua espiritualidade, generosidade, liderança, superação e dedicação ao MNU (Movimento Negro unificado).

Ângela é teóloga, costureira, restauradora e artesã. É vice-presidente do Centro Cultural Thirey Ilê Odara, onde também ministra aulas de artesanato para a comunidade, com foco em materiais recicláveis e percussionista integrante do Bloco Afoxé Ilê Odara desde 2014. 

Quando teve seu primeiro contato com o Afoxé Ilê Odara, por meio de Thirey, tornou-se admiradora dos ritmos e instrumentos e aprendiz do mestre, um multiplicador da herança ancestral, compartilhando toques e cantigas herdados de sua família.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 18h de 01/08

 

02/08 - Domingo - 11h

Vídeo - Territórios Culturais - Histórias de Alimentar a Alma - Episódio 7 - Receita de Molho de Feijão com Bacalhau, com Bernardina de Sena - Gastronomia

Sinopse: No sétimo episódio da série “Histórias de Alimentar a Alma”, você vai conferir uma receita de molho de feijão com bacalhau por Bernardina de Sena, moradora do bairro Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte. 

Carinhosamente chamada de Seninha, Bernardina é moradora do bairro há 55 anos e integrante do grupo Meninas de Sinhá desde a sua fundação. Mineira da gema, nascida em Pedra do Anta, terceira filha de sete irmãos, tornou-se a referência de amor e cumplicidade entre irmãos, tios, filhos e netos. Em sua casa, Seninha sempre traduz seu amor e cuidado à família, amigos e vizinhos e chama a atenção por seu jeito hospitaleiro de ser. Visita nenhuma sai de sua casa sem ter provado um biscoito frito, cocada, doce de mamão verde, chás de plantas medicinais de seu quintal e outros pratos de sua culinária aprendida e preservada há gerações. Neste episódio, conheça uma receita transmitida de sua avó para sua mãe, repassada à ela e feita tradicionalmente durante a quaresma.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 11h de 02/08

 

02/08 - Domingo - 16h

Vídeo - “Griot - Histórias e Cantorias”, com Teatro Negro e Atitude - Contação de Histórias 

Sinopse: Contadores de histórias - metidos à Griot - narram lendas, contos e mitos africanos, histórias que tocam em princípios como respeito à diferença, igualdade de direitos e valorização de nossa herança africana. Vídeos lúdicos que celebram a diversidade cultural do país. Confira as três histórias que serão exibidas neste projeto:

Oxotôcanxoxo: Um herói de rosto africano. Um mito das terras da África. Oxotôcanxoxo é um valente e famoso caçador de uma flecha só que tem de enfrentar o grande desafio de sua vida: abater o pássaro gigante de asas abertas que ofuscaram até a luz do sol.
 
O Sonho da Tartaruga: Imagine uma árvore enorme que tinha todos os frutos. Laranja, abacaxi, mamão, uva, goiaba, jabuticaba e até queijo. Impossível? Isso só porque você ainda não ouviu a história da árvore Omungo Robonga. Venha se divertir com essa deliciosa aventura.
 
O Espírito do Baobá: Há muito tempo atrás, próximo ao Rio Zambeze, existia uma árvore muito grande, poderosa e sábia: o Baobá. Sua fama correu por toda a selva, atravessou o atlântico e veio parar aqui, em terras brasileiras.

Exibição por meio das mídias: YouTube
Classificação: Livre
Disponível a partir de 16h de 02/08

 

02/08 - Domingo - 19h

Vídeo - Moons (solo) na Ilha do Corvo com André Travassos | Banda Moons - Música

Sinopse: Apresentação solo da banda Moons pelo vocalista e compositor André Travassos, com repertório dos três álbuns lançados pelo grupo: Songs of Wood & Fire (2016), Thinking Out Loud (2018) e Dreaming Fully Awake (2019).  

Formado em 2016, o sexteto mineiro Moons vem se destacando na cena autoral nacional e começando a traçar um caminho internacional. A banda já se apresentou nos principais palcos do Brasil, como Festival Se Rasgum (Belém/PA), Meca Inhotim (BH), Sesc Pompéia (SP), Circo Voador (RJ), Sesc Palladium (BH), entre outros. 

O sexteto formado por André Travassos, Bernardo Bauer, Felipe D’Angelo, Digo Leite, Jennifer Souza e Pedro Hamdan traz para o palco toda a intimidade revelada em seus três trabalhos. Com pitadas caprichadas de folk, rock rural e toda a beleza dos sons das Minas Gerais, como o Clube da Esquina, a banda propõe ainda camadas etéreas de post rock. O resultado desse caldeirão é uma música contemplativa, intimista e delicada. 

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 19h de 02/08

 

03/08 - Segunda-Feira - 12h

Vídeo - Documentário Barreiridades - Cinema

Sinopse: Barreiridades é um documentário realizado pelo Instituto Macunaíma de Cultura - Escola de Cidadania, que revela a rica e diversa história do Barreiro, de origem colonial e que se transformou em uma macrorregião superpopulosa de Belo Horizonte. 

O filme narra as conquistas e dificuldades de alguns de seus moradores, testemunhas das transformações ocorridas durante os anos. Um compartilhamento de visões de futuro do local, que tem vida própria nos corações e mentes de seus habitantes.

Exibição por meio das mídias: YouTube
Direção: Luiz Cláudio Dias | 2019 
Duração: 42 minutos 30 segundos
Classificação: Livre
Disponível até 03/08/2020

 

03/08 - Segunda-Feira - 18h

Vídeo - Territórios Culturais - Link de Mestre - Episódio 7 - Música e Poesia de Raízes Rurais com Teixeirinha de Minas e Márcio Aranha - Cultura Popular

O sétimo episódio da série “Link de Mestre” conta a história de Sebastião Alves Teixeira Filho, mais conhecido como Teixeirinha de Minas, e Márcio Aranha Trovador, ambos moradores do bairro Nova Cintra, em Belo Horizonte.

Teixeirinha de Minas, nascido em Belo Horizonte, passou a infância entre o Paraná, Norte de Minas e Belo Horizonte. É músico, compositor, escultor, artesão e artista plástico. Suas raízes vividas em áreas rurais, florestas e culturas musicais tradicionais como a sertaneja, folias e MPB são as principais influências do seu trabalho.

Márcio Aranha é músico, cantor e compositor belorizontino. Em seu primeiro trabalho solo lançado em 2019, “Raízes”, o músico apresenta sonoridade e  fusão de ritmos como folk, blues, rock e groove. Em suas letras e canções, Márcio Aranha Trovador traz a verdade do cotidiano urbano e das coisas da natureza e do universo, de uma forma simples, poética, forte, sem deixar de lado reflexões sobre a situação atual do País e do mundo.

Teixeirinha de Minas e Márcio Aranha se conhecem há muitos anos e compartilham conhecimentos sobre música, literatura e linguagem regional e rural, reflexões e poesias sobre as vivências na roça e a cultura de Minas Gerais. Márcio Aranha é uma artista que cresceu com influências de rock, blues e groove e seu aprendizado sobre a música de raíz foi adquirido por meio da convivência com Teixeirinha, considerado seu mestre de ofício.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 18h de 03/08

 

Clique aqui para fazer o download da programação da semana.