Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

Projeto Aulas Abertas #10 - "Importância da arte para saúde psicológica"

Descrição

A arte salva a alma: importância da arte para saúde psicológica.

A décima convidada do projeto Aulas Abertas, a professora e psicóloga Deborah Rosária Barbosa, destaca o agravamento da saúde mental da população neste período de pandemia e cita alternativas essenciais de autocuidado para que as pessoas passem por este momento de forma um pouco melhor e mais amenizada. Para ela, o fortalecimento da saúde mental também passa pelas questões culturais e em sua fala traz exemplos de ações que aconteceram na cidade de Medellín, segunda maior cidade da Colômbia, além de trazer pensamentos do autor Vigotski, do poeta Ferreira Gullar e do músico Oswaldo Montenegro.

Deborah Rosária Barbosa Mestre em Psicologia Escolar (PUCCAMP), Doutora em Ciências, Desenvolvimento Humano e Psicologia Escolar (USP), Professora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da UFMG, Coordenadora do Projeto de Extensão e Vivência em Arte: COM ins PIRAÇÃO.

O Projeto Aulas Abertas tem como objetivo trazer temas pertinentes ao contexto atual por meio de vídeos relacionados ao bem-estar, arte e cultura.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais nesse momento de crise. A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Localização
online
Video