Eventos /  Espetáculo la la-ticket green  /  Artes Cênicas

Espetáculo cênico musical : "Causos de Brasêro", com Marcelino Luciano Ramos - Memorial Vale

Descrição

O Memorial Vale traz nesta semana, de 11 a 20 de novembro, atrações que celebram o dia e o mês da Consciência Negra. Saraus literários e musicais também são destaque.

As apresentações continuam online, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, feitas pelo Youtube e disponíveis nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e também no site.

18/11 – CAUSOS DE BRASÊRO, COM MARCELINO LUCIANO RAMOS

No dia 18 de novembro, quarta-feira, às 18h30, o Memorial Vale exibe o espetáculo cênico musical Causos de Brasêro, com Marcelino Luciano Ramos. Nele, os mais belos e divertidos causos são contados por um típico mineiro, orgulhoso de ser nascido e criado entre as montanhas.

O ator e diretor Marcelino Ramos, intérprete do personagem central da trama, brinca que todo o brasileiro adora ouvir e contar causos, mas os mineiros são viciados nisso.

A apresentação faz parte do projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale. Nascido na pequena cidade de São Miguel do Anta, zona da mata mineira, Marcelino recorda que em um passado recente, nos frios invernos de julho, em que as pessoas se reuniam à beira de uma fogueira para se esquentarem no brasêro e festejarem a vida, contando histórias de assombração, de valentia e de beleza, tudo na base da viola e claro, abastecidas por uma boa cachaça.

“É este universo, este momento excepcional, cada vez mais raro nos dias de hoje, que os causos revivem.

O ambiente do espetáculo caracteriza-se de uma forma tão simples e espontânea, que nos transporta, novamente, para beirada daquelas fogueiras e traz de volta os mesmos sorrisos e alegrias de outrora”, comenta. Marcelino Luciano Ramos é graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Desde 2008 viaja o Brasil pesquisando e contando causos. Com o espetáculo Causos de Brasêro já se apresentou em mais de 60 cidades do país, para um público de mais de 20 mil pessoas. Participou de diversos festivais, feiras e simpósios de arte, literatura e contação de histórias.

Atualmente reside em Ouro Preto e desenvolve trabalhos lítero-teatrais voltados a estimular sentidos e percepções, valorizando a ancestralidade.

Informações
Data
Entrada
Gratuito