Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Artes Cênicas

Teatro em Movimento Digital - Cenaweb "Experimentos Digitais"

Descrição

Durante os últimos 19 anos, o festival Teatro em Movimento foi responsável por descentralizar o acesso às grandes produções do eixo Rio-São Paulo e trouxe para Belo Horizonte e outras 15 cidades mais de 300 espetáculos em um constante programa de formação de plateia. Prestes a dar início à edição 2020, o projeto foi surpreendido pela pandemia do Covid-19 e todo o isolamento social que começou desde então. Após um período de estudo e pesquisa, a produtora Tatyana Rubim – idealizadora do Teatro em Movimento – transformou o festival em algo absolutamente novo.

A partir de agosto, o projeto dá início ao Teatro EmMov Digital, uma ampla plataforma de Teatro para web, construída a partir de três pilares: um curso pioneiro de formação em Teatro Digital, a produção de uma websérie com vinte episódios e o lançamento de três montagens virtuais concebidas exclusivamente para a ocasião e estreladas por Barbara Paz, Cacá Carvalho e Yara de Novaes.

O Teatro EmMov Digital tem coordenação geral de Tatyana Rubim, que também divide a coordenação de experiências digitais e formação em teatro digital da doutora da UFMG Mariana Lima Muniz. O projeto conta com os patrocínios da Cemig, Instituto Unimed-BH(através do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores) e do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

Desde o início do processo, a preocupação de Tatyana é a mesma com que conduziu o Teatro em Movimento ao longo de quase duas décadas: prestar um serviço de excelência, estar atenta aos espectadores e deixar um legado. ‘O tempo é outro, a formula é outra! E, para tanto, é preciso entender este novo ambiente, trazer as pessoas certas e especialistas, a fim de produzir algo novo, como repertórios para serem apresentados ao público, que também deve ser considerado como um “novo espectador”, por se comportar de modo diferente da presencial. É o desafio de construir o novo para o novo normal’, diz Tatyana, que convocou uma equipe de peso para ampará-la neste novo momento.

Além de Mariana, Matias Umpierrez assina uma espécie de mentoria do projeto e por vezes supervisionará diretores na empreitada, que contará com profissionais referenciais na dramaturgia brasileira, como André Cortez, Inês Peixoto, Gilberto Scarpa, Tattá Spala, Marcio Medina, Vinicius Calderoni e Vinícius Souza.

O Teatro EmMov Digital será realizado com uma equipe de quase 100 pessoas, entre diretores, atores, cenógrafos, cineastas, roteiristas, especialistas da área digital, produtores e professores. Toda esta cadeia produtiva teve seu trabalho interrompido com o isolamento social.

‘O teatro sobreviveu a muita coisa e agora vai se reinventar também. Após escutar alguns infectologistas, lamentavelmente percebemos que novas pandemias poderão surgir. O mundo sofrerá e precisamos estar preparados. O cenário digital vem para ficar e precisamos preservar a referência e a identidade do teatro brasileiro’, analisa Tatyana, que investiu no caráter educacional do projeto por conta disso.

Toda a concepção do projeto foi idealizada com a consultoria em tecnologia de Zé Renato de Carvalho e especialistas em mídias digitais, além de seguir rigorosamente todas as normativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) contra a contaminação do Covid-19.

Cenaweb - Experimentos Digitais

Este terceiro eixo do projeto resultará em uma plataforma de processos criativos em mídias digitais. O primeiro passo foi a ‘Clínica da Obsessão’, experiência online com o argentino Matías Umpierrez, reconhecido mundialmente por seu trabalho criado a partir da fricção entre vídeo, artes vivas e intervenções urbanas. Barbara Paz, Cacá Carvalho e Yara de Novaes foram os artistas convidados para este experimento e, a partir dessa imersão, junto com os demais artistas envolvidos, formularam um projeto a ser compartilhado na internet, através da exploração de recursos digitais, hiperlinks, narrativas gammers e sua relação com o teatro. As três ‘montagens’ serão compartilhadas em setembro na plataforma. O Cenaweb - Experimentos Digitais tem a coordenação de Tatyana Rubim e de Mariana Lima Muniz.

Localização
Online
Video

 

Data
a
Por conta do isolamento social, novo projeto foi criado e se divide em três frentes, com curso pioneiro de Formação em Teatro Digital, produção de websérie e estreia de três montagens virtuais dirigidas por Barbara Paz, Cacá Carvalho e Yara de Novaes.
Entrada
Gratuito