Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Artes Visuais

Exposiçã: "Abraham Palatnik - A Reinvenção da Pintura" - CCBB BH

Descrição

A exposição, que ocupará as dependências do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte a partir de 03 de fevereiro, será a primeira mostra/homenagem ao inquieto artista falecido em maio de 2020, aos 92 anos.

Artista cinético, pintor e desenhista, Abraham Palatnik é considerado um dos pioneiros da chamada arte cinética no Brasil, que expande os caminhos das artes visuais ao relacionar arte, ciência e tecnologia.

De modo criativo, e ao longo de seus mais de 60 anos de carreira, Palatnik desenvolveu experimentações artísticas e estéticas diversas.

A mostra, sob a curadoria de Pieter Tjabbes e Felipe Scovino, dialoga com as exposições individuais do artista, realizadas pelos mesmos curadores, respectivamente em 2013 e 2017, nos Centros Culturais do Banco do Brasil de Brasília e Rio de Janeiro.

No total, serão apresentados ao público mineiro 75 trabalhos de épocas diversas, abrangendo os vários segmentos experimentados pelo artista: Aparelhos Cinecromáticos, Objetos Cinéticos, objetos lúdicos, mobiliário, pinturas e desenhos de projetos. 

A obra de Palatnik cria uma forma no espaço pelo movimento, além de confundir e ampliar as fronteiras entre pintura e escultura.

Os trabalhos que compõem a exposição vêm de coleções brasileiras, além de obras do atelier do próprio artista.

Localização
Centro Cultural Banco do Brasil - Praça da Liberdade, 450 - Bairro Funcionários
Centro-Sul
Data
a
Pela primeira vez em Belo Horizonte, mostra exibe obras de um dos pioneiros da chamada arte cinética no Brasil.
CCBB BH disponibiliza tour virtual 360º da exposição ‘Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura’
Entrada
Gratuito