http://portaldebelohorizonte.com.br/negocios/historias-de-sucesso-akwan
Akwan

Quem Investe aqui: Akwan

Nivio Ziviani e Victor Fernando Ribeiro 
Akwan 

A história da Akwan vale a pena ser contada. A empresa é o resultado da aproximação do capital com o conhecimento, capaz de criar empreendimentos com altíssimo valor agregado, que geram riquezas por meio de empregos, produtos, serviços, tecnologia e inovação.

Foi seguindo essa máxima que a história de sucesso de Victor Fernando Ribeiro, 27 anos, começou em 1966. Estudante de mestrado da UFMG, sob orientação do professor Nivio Ziviani, desenvolveu para a matéria Projeto e Análise de Algoritmos um projeto sobre desenvolvimento de robôs para navegação na internet. O trabalho foi concluído em fevereiro de 1998 com a dissertação de mestrado “A Família Miner de Agentes para a Web“. O Miner foi lançado no mesmo mês de fevereiro e, com apenas 34 e-mails de divulgação, passou a receber três mil consultas dia.
 
Ampliar a sociedade foi natural com o crescimento vertiginoso da Miner. Em janeiro de 1999, Guilherme Emrich (FIR Capital) e Ivan Moura Campos integraram-se à empresa. Em junho de 1999, a Miner foi vendida para o grupo Abril/Folha de São Paulo/Uol. Sabendo da importância da UFMG no empreendimento, os sócios procuraram negociar a sua participação, mas, naquela época, a velocidade do negócio, contraposta aos procedimentos de uma negociação em vários níveis na universidade não permitiram que as partes chegassem a um acordo antes da venda da empresa. Reconhecendo a importância da instituição na empreitada, os sócios realizaram uma doação de R$ 100 mil para a Universidade.

Em 2000, com a experiência do Miner, foi criada a Akwan pelos professores Nivio Ziviani, Berthier Ribeiro Neto, Alberto Laender e Ivan Moura Campos. A FIR Capital entrou desde o primeiro instante na sociedade, aportando capital semente e viabilizando a sua criação. A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) também participou desde o primeiro momento. A Miner provou que aquele era um modelo vencedor. Uma história que não aconteceu sem percalços. Em 2003, em uma reunião histórica, foi registrado que a Akwan estava com o caixa extremamente limitado.  Naquele momento, engenheiros da empresa decidiram trocar salário por participação societária.

O empreendimento foi vendido para o Google em Julho de 2005, deixando os sócios milionários e a UFMG, como suporte de todo o projeto, ficou com um saldo de sete dígitos. 

https://belohorizonte-ds.pbh.gov.br/investir/quem-investe-aqui-akwan 

Professor Nívio Ziviani
Fotos: acervo Akwan