Parada Orgulho LGBTI_BH

LGBT, Uma cidade plural

Vibrante, cosmopolita, segura, acessível e hospitaleira.  Além de tudo isso BH tem o segundo maior circuito LGBT do Brasil, de acordo com o ranking da Rede de Comunicação Guiya,nós nos orgulhamos de proteger e promover a liberdade de expressão de todos, visitantes e belo-horizontinos, com respeito e consciência coletiva. A cena LGBT Belo-Horizontina é como a própria metrópole: diversificada, calorosa, perto de tudo, tolerante e repleta de opções culturais e de lazer. Mas o que diferencia Belo Horizonte em relação a outras capitais é que os bares, baladas e restaurantes daqui não são exatamente segmentados, mas plurais. Gays, lésbicas, bissexuais, trans e héteros desfrutam de espaços comuns, criando um circuito cultural intenso e atraente. 


As opções são muitas. Entre os estabelecimentos LGBT da capital mineira, os clubes são os que estão mais espalhados. Há casas na Savassi, no Centro, Santo Antônio, Barro Preto e pça Raul Soares e em diversos outros bairros. A lista de estabelecimentos LGBTfriendly é enorme, desde os mais famosos por seus deliciosos drinks, como o clássico karaokê no Centro. Na região da Savassi estão concentradas o maior número de estabelecimentos. Também no centro destaca se por esse pluralismo o tradicional Edifício Maletta - prédio reduto da boemia belo-horizontina. Isso sem falar nos espaços que oferecem baladas, como e festas especiais também fazem parte do calendário da cidade.


Festas e ocupações urbanas muitas vezes se misturam e também fazem parte do calendário da cidade. As festas variam de música eletrônica a funk, pop e outros gêneros sempre ligados a performances e ocupação do espaço público. Acontecem em lugares inusitados, como galpões, viadutos e construções desativadas, praças, ruas e  levam o público ao delírio.


Belo Horizonte é, também, a casa de uma das maiores Parada do Orgulho LGBT  do Brasil. A Parada de Belo Horizonte, maior manifestação cultural e política do estado de Minas Gerais, é uma ação de empoderamento e visibilidade para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. O palco principal da festa da diversidade da capital mineira é a Praça da Estação, onde atividades artísticas de drag queens, músicos e grupos de dança são realizados até a saída da marcha, guiada por trios elétricos em um percurso que colore duas das principais avenidas da cidade.