Coluninha Literária
divulgação

COLUNINHA LITERÁRIA DA BPIJ/BH

MÚLTIPLAS VERSÕES OU HISTÓRIAS DIFERENTES
1ª edição/2023


APRESENTAÇÃO

Após a Fundação Municipal de Cultura - FMC publicar 22 edições da Coluna Literária, nas quais várias temáticas importantes que atravessam a literatura foram abordadas, como: questões de gênero e sexualidade, étnico-raciais, Cultura Popular, Literatura acessível, projetos literários importantes de Beagá e do Brasil - BH, a cidade de cada um; Zazie Edições, entre outros, iniciamos uma nova proposta para aproximar pessoas, livros e bibliotecas: a Coluninha Literária da BPIJBH. A cada edição, a partir de um tema, a BPIJBH, com a colaboração das equipes da Rede de Bibliotecas da FMC, vai apresentar livros do acervo para crianças e jovens disponíveis para empréstimo. 
Nesta primeira edição da COLUNINHA LITERÁRIA BPIJ-BH, vamos abordar clássicos da literatura infantil que circulam pelo mundo em diferentes línguas, durante muitos e muitos anos. Essas histórias são conhecidas por pessoas de todas as idades. Todo mundo sabe falar um pouquinho de “Dona Baratinha”, “O patinho feio”, “Branca de neve e os sete anões”, “João e o pé de feijão” e tantas outras. E, por serem tão conhecidas, vão sendo reinventadas, apresentamos aqui “Os três lobinhos e o porco mau” e “Chapeuzinho Vermelho”, com grafia Braille e fonte ampliada da escrita convencional. A partir dessas obras, convidamos leitores e leitoras a pensarem se essas narrativas trazem versões diferentes de uma mesma história ou histórias diferentes.  No perfil literário, destacamos, ainda, a produção literária do premiado escritor mineiro  – Júlio Emílio Braz –, cuja contribuição para a literatura infantil e juvenil é vasta, tendo cerca de 169 livros publicados para crianças e jovens.

Daniela Figueiredo
Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte

 

livros


RESENHA 

OS TRÊS LOBINHOS E O PORCO MAU

Os três lobinhos e o porco mau,  de Eugene Trivizas e Helen Oxenbury, publicado pela editora Brinque-Book, é uma adaptação ou melhor dizendo uma inversão da história original que todos nós conhecemos. É uma história contada aos avessos, tudo vira de pernas para o ar. Os papéis se invertem, tanto das vítimas quanto do vilão. Nessa história que todo mundo conhece “de trás pra frente e de frente pra trás” um novo olhar cria novas perspectivas, explora o improvável. Nessa versão, a mãe dos 3 lobinhos procura de maneira sutil uma forma de libertá-los das suas garras de loba. Sugere que eles vivam as suas próprias vidas de maneira independente, construam o seu próprio teto. Contudo, faz um alerta: “tenham cuidado com o porco mau”. Então, juntos, eles partem rumo ao desconhecido, ao improvável. Surpreendentemente, procuram construir as suas casas juntas de maneira harmoniosa, porém encontram o temido porco mau, que insistentemente procura de todas as formas aterrorizá-los. Apesar disso, os 3 lobinhos permanecem unidos, e a cada dificuldade demonstram estarem mais fortalecidos, vencendo todos os obstáculos sem desanimarem. Escrito de maneira leve, com belíssimas ilustrações, o livro é capaz de entreter, divertir e até mesmo mostrar as adversidades que a liberdade longe das garras da mãe loba pode proporcionar. O final irá te surpreender. Não perca tempo, o que está esperando para ler esse livro? Disponível no acervo da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

Sílvio Reis
Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte

 

RESENHA 

CHAPEUZINHO VERMELHO

    
Em Chapeuzinho Vermelho, adaptado por André Luiz P. Alves, ilustrado por Luiz Carlos de Lima, da coleção Clássicos, o escritor rememora a clássica história da menina do chapeuzinho cor de sangue que vai visitar a vovó, moradora da floresta, e é surpreendida pelo encontro inesperado com o afamado lobo mau. Com a inserção de novos elementos,  a obra busca resgatar uma das mais populares narrativas dos alemães Irmãos Grimm. Você terá a oportunidade de ler e apreciar uma publicação inclusiva que dispõe de grafia Braille e fonte ampliada (escrita convencional), além de ilustrações em alto relevo, com legendas também em Braille. 
A versão, ao agregar elementos, entre os quais novos personagens, como a aventureira garota Carol e sua mãe, também dá identidade ao lobo, chamado Roberval.  A história também institui novo ofício àquele que livrará a vovozinha da pança do lobo - o caçador - ao identificá-lo como amolador de facas. Mesmo sendo a narrativa uma história que faz eco aos ouvidos e imagem que reflete em todas as mentes, as nuanças adicionadas fazem com que o livro seja alvo de desejo de leitores principiantes e veteranos. Pessoas de todas as idades certamente se deliciarão nas páginas dessa obra, que poderá ser lida por uma considerável diversidade de leitores, em virtude dos aspectos de inclusão e de acessibilidade da obra já referenciados. Disponível no acervo da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

Wander Ferreira
Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte

 

PERFIL LITERÁRIO - JÚLIO EMÍLIO BRAZ    

        Júlio Emilio Braz – escritor e ilustrador mineiro, nascido na pequena cidade de  Manhumirim – é um importante autor de literatura infantil e juvenil contemporânea, tendo publicado mais de 100 livros, discutindo importantes pautas da  sociedade brasileira, como discriminação racial, violência, sexualidade e miséria. 
Leitor desde a infância, Júlio mergulhou no universo da escrita como roteirista para  histórias em quadrinhos que foram publicadas internacionalmente. Em 1988, foi  laureado com o Prêmio Jabuti pela publicação de seu primeiro livro no gênero  infantojuvenil, intitulado "Saguairu". Dois anos depois, em 1990, ele também  escreveu romances de faroeste e criou roteiros para o programa de televisão "Os  Trapalhões", transmitido pela TV Globo.  
Se inserindo ainda mais no contexto infantil, Júlio realizou adaptações de várias obras clássicas destinadas às crianças, como “João e Maria”, “Chapeuzinho Vermelho”,  “Pollyanna” e “Cinco Fábulas da África”.  
Júlio Emílio Braz trata brilhantemente de assuntos essenciais do dia a dia brasileiro com uma abordagem que combina complexidade e delicadeza, conquistando com maestria tanto o público adulto quanto o infantil e juvenil. Venha conferir os livros do autor que fazem parte do acervo da BPIJ-BH!

Guilherme Soares

Júlio Elílio Braz