Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha - programação cultural

Descrição

A Prefeitura de Belo Horizonte celebra 80 anos

do Conjunto Moderno da Pampulha 

O Conjunto Moderno da Pampulha, obra prima que reúne a criação de grandes artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, completa 80 anos em 2023.

Para celebrar este marco, e também os 7 anos do título de Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, na categoria Paisagem Cultural, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza uma programação especial a partir de maio, que segue com atrações ao longo de todo o ano, enaltecendo a Pampulha, um dos principais cartões postais da cidade de Belo Horizonte. Serão ofertadas atividades culturais, exposições, ações de formação, encontros educativos, mostras, publicações, pesquisas, documentários, intervenções e apresentações artísticas, entre outras atrações.

Abertura 

Inauguração da Exposição "Lugar imaginado, lugar vivido: 80 anos da Casa do Baile"

A exposição percorre a história do espaço desde sua inauguração como restaurante dançante, até a sua atual função como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. Para receber a exposição, o espaço museal teve seu auditório completamente requalificado com a troca de carpetes, das poltronas e novos equipamentos de projeção, preparando-o para abrigar as programações de celebração dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha.

Integra ainda a exposição a instalação de obras de artistas contemporâneos que dialogam com a própria arquitetura da Casa e da paisagem da lagoa da Pampulha. A ação educativa apresenta dispositivos acessíveis para pessoas com deficiência visual, com pranchas táteis com croquis de diferentes fases da história da Casa. 

  • 16 de maio - data de aniversário do Conjunto Moderno da Pampulha 
  • Local: Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design - Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha
Confira e aproveite a programação: 
Julho

Programação Artística 

Uma ampla programação será oferecida durante as férias nos Museus da Pampulha. Haverá ainda o Programa “Noturno nos Museus”, dia 14 de julho, reunindo mais de 30 museus, incluindo Roteiro na Pampulha. No mesmo fim de semana, será realizada Programação artística em praça na Pampulha, com espetáculos, feira e atividades

Pampulha Celebra!

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Sesc em Minas convidam para um dia inteiro de programação cultural e espaço de lazer. 

  • 16 de julho,  das 10h às 20h 
  • Local: Praça Geralda Damata Pimentel (Praça da Pampulha)
  • Fique por dentro da programação

 

  • 2º semestre 

Ao longo do 2º semestre, o Circuito Municipal de Cultura e projetos parceiros oferecerão Programação Artística diversificada nos espaços culturais da PBH na Pampulha e em praças e espaços associados. 

  • Noturno nos Museus 

Uma ampla programação será oferecida durante as férias nos Museus da Pampulha. Haverá ainda o Programa “Noturno nos Museus”, dia 14 de julho, reunindo mais de 30 museus, incluindo Roteiro na Pampulha. No mesmo fim de semana, será realizada Programação artística em praça na Pampulha, com espetáculos, feira e atividades

Setembro

Reflexão e Formação 

Foram concebidas programações que irão refletir sobre o Conjunto Moderno da Pampulha e atividades formativas diversas, voltadas para os interessados em patrimônio cultural, arquitetura e história, entre outros. 

  • Colóquio Iberoamericano da Paisagem

A gestão das paisagens culturais mundiais - Campus da UFMG e equipamentos culturais do Conjunto Moderno da Pampulha - 12 a 15 de setembro. Evento em parceria com ICOMOS, IEDS, UFMG, UNESCO e BELOTUR.

Em breve 

Educação Patrimonial 

Amplo programa de educação patrimonial voltado para estudantes, professores e interessados em geral.

Programa Educativo Conhecer para Cuidar

 

Projeto realizado em parceria com a ASAS, de montagem de maquetes e publicações voltadas ao público infanto-juvenil, para educação patrimonial, com foco no Conjunto Moderno da Pampulha

Promoção Turística 

O Conjunto Moderno da Pampulha, enquanto principal cartão-postal de Belo Horizonte, é um atrativo promovido continuamente pela Belotur em diferentes feiras do setor como a Feira de Viagens e Turismo da América Latina (WTM), a Feira da Associação Brasileira de Agências de Turismo (ABRAV) e a Feira de Turismo de Gramado-RS (Festuris); além de press trips, famtours e citytours, entre outros eventos de promoção turística.

O que se reflete nas ações das principais agências de viagens, que constantemente utilizam dos equipamentos da Pampulha para comercialização e promoção da cidade. Atividades de promoção local, nacional e internacional do Conjunto Moderno da Pampulha, com enfoque em seu potencial turístico e de visibilidade para a cidade. 


Sinalização Interpretativa do Patrimônio

Outra importante ação prevista para o aniversário do Conjunto Moderno da Pampulha é a entrega do Projeto Executivo da Sinalização Interpretativa Turística, que pretende atualizar e ampliar o atual sistema existente, por meio do projeto elaborado pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), que tem como escopo a padronização da sinalização dos patrimônios da humanidade no Brasil e a instalação de Centros de Interpretação do Patrimônio, no qual a Pampulha está inserida.

Esse sistema de sinalização é utilizado para informar e orientar os usuários sobre a existência de atrativos turísticos e de outros referenciais, sobre os melhores trajetos de acesso e a distância a ser percorrida para chegar ao local pretendido.

Programação Associada e Parcerias

Programas e projetos serão realizados em parceria, compondo um calendário rico e diverso de ações como Programação Associada.

Entre os parceiros podemos já destacar OCBPM – Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial; o Sistema Fecomercio – Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais; o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH; a Casa Fiat de Cultura; o programa Circuito Cultural Pampulha, a Embaixada da França; o CAU-MG - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais; o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios ICOMOS-BRASIL e IEDES - Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

A programação contará ainda com uma série de atividades ao longo de 2023, que serão divulgadas mensalmente, e podem ser acessadas no Portal Belo Horizonte.

 

Horários
a
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar