Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Música

Clipe Musical Baião Barroco - Orquestra Sesiminas Musicoop

Descrição

Vídeo em homenagem aos profissionais da saúde com participações de Juarez Moreira e a percussionista Nara Torres inaugura a tradicional série de concertos Sempre às quartas – agora no formato virtual -, que convida, até dezembro, nomes da cena mineira erudita e popular como, Toninho Horta, Túlio Mourão, Quarteto Trombominas, entre outros.

No dia 5 de agosto, quarta-feira, Dia Nacional da Saúde, a Orquestra Sesiminas Musicoop lança vídeo em homenagem aos profissionais da saúde com a peça Baião Barroco, composta por Juarez Moreira. O clipe musical inaugura a nova programação on-line do segundo semestre. Pioneira em ações virtuais criativas durante a quarentena, a Orquestra chega com mais novidades em suas redes sociais (Facebook, Intagram e Youtube).

Uma das propostas é ampliar e diversificar o repertório tocado pelos músicos para que a Orquestra continue praticando. Primeira ação de quarentena, o projeto Dando Corda - que toda quarta-feira traz uma personalidade da cena brasileira para um papo descontraído -, passa agora a ser quinzenal, e alterna com a nova programação Sempre às Quartas Virtual.

A série de concertos, que já faz parte do calendário cultural da cidade e foi adiada em decorrência da pandemia, ganha uma versão on-line, que terá participação de artistas da música de concerto e da cena popular. Já estão confirmados Túlio Mourão (MG), a cantora lírica Melina Peixoto, o violinista Rodrigo Oliveira, o Quarteto Trombominas, entre outros.

De acordo com o maestro e diretor artístico da Orquestra, Felipe Magalhães, a proposta original de equilibrar os gêneros está mantida. “A Sesiminas Musicoop é um grupo que tem como característica artística a versatilidade de repertórios. Mas precisei modificar o formato que originalmente aconteceria no teatro. As apresentações serão substituídas por clipes musicais publicados quinzenalmente até dezembro, nas redes sociais da Orquestra.

De acordo com o maestro Felipe Magalhães, a expectativa é mínima em relação ao retorno das apresentações no teatro em 2020. “E por isso mesmo não podemos parar. Temos sentido a necessidade de experimentar outras possibilidades na web e continuar em contato com o público.”, explica.

CLIPE MUSICAL – BAIÃO BARROCO

Composta em 2004, “Baião Barroco” figura como um dos grandes sucessos do instrumentista mineiro e compositor Juarez Moreira. Para o maestro Felipe Magalhães, a música reúne características que trazem alento, nesse momento: “Ela tem o ritmo do Baião, mas uma sonoridade muito mineira, que lembra o estilo barroco. É uma música alegre, mas não de uma alegria descompromissada. Passa um sentimento de esperança, que representa bem com a nossa homenagem aos profissionais da saúde de todo Brasil”.

O maestro acrescenta que “a participação do próprio Juarez no violão solo, confere uma sonoridade especial e contrastante, imprimindo poesia às imagens dos profissionais da saúde nos hospitais, sem perder a realidade”, diz.

Localização
Online
Horários
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar