fotografia do espetáculo Duo, dois artistas estão pendurados em cordas em uma apresentação circense
Helder Vilela/divulgação

Edição especial do Quinta no Raul celebra o aniversário de seis anos do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado

Show com a banda Os Baianinhas e atrações circenses marcam o Quinta no Raul Especial Aniversário do espaço cultural

 

Em comemoração ao aniversário de seis anos do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, o Circuito Municipal de Cultura apresenta a edição especial do Quinta no Raul. O evento, presencial e gratuito, que acontece no dia 14 de abril, às 20h, segue os protocolos de prevenção à covid-19 vigentes em Belo Horizonte. Com apresentação dos anfitriões da noite Palhaça Zabeinha e do Palhaço Charlito, o público é convidado para curtir o show musical Os Baianinhas (BH), versão voltada para o público infantil do renomado bloco Baianas Ozadas; e os espetáculos dos artistas circenses Mulambo e Risoto (BH), Duo Aya (SP) e Roseane Corrêa (BH). O acesso ao evento é livre a partir das 20h, sujeito à lotação do espaço. Mais informações no site www.circuitomunicipaldecultura.com.br.

O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). 

“Celebrar o aniversário deste espaço cultural que já traz em seu nome duas grandes homenagens, uma ao imigrante japonês Yoshifumi Yagi, antigo morador do bairro Alípio de Melo, que defendeu a melhoria de vida da comunidade através da cultura e de Raul Belém Machado, cenógrafo e professor,uma referência das artes cênicas em Minas Gerais, é fundamental para a nossa cidade.  Terceiro teatro municipal a ser construído, é o único descentralizado, fruto da manifestação popular via orçamento participativo, e oferece programações artísticas, culturais e de lazer para todos públicos”, destaca Aline Vila Real, Diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura

A Palhaça Zabeinha e o Palhaço Charlito, interpretados por Juliene Lellis e Ronaldo Aguiar, prometem agitar o público em uma noite marcada de atrações para toda a família. O grupo musical Os Baianinhas (BH) levará ao público arranjos delicados construídos para atingir o público infantil. O repertório trará músicas do bloco Baianas Ozadas adaptado para os pequenos, além de canções de Geovane Sassá, músico integrante do grupo Tambolelê, e de autores baianos com músicas de temática infantil como Gilberto Gil e Moraes Moreira. Além disso, uma parte do show é dedicada à dinâmica pedagógica de musicalização para aguçar a criatividade e incentivar práticas de consciência de preservação ambiental com instrumentos feitos de materiais recicláveis.

ATRAÇÕES CIRCENSES

Os palhaços Mulambo e Risoto, interpretados por Fernando Oliveira (BH) e Francis Severino (BH), apresentam dois números circenses na edição especial. Em "Russos", Mulambo e Risoto, direto da Krascóvia, realizam inimagináveis peripécias acrobáticas, desafiando todas as leis da física, da química e do ar. Já no número "Lá Ursa”, apresentam a história do Circo Zebruk, único circo do mundo composto apenas por um homem e um animal - a Ursa Polar. Juntos, se viram em números acrobáticos, musicais e misteriosos.

Para animar a noite, em Corda indiana, a artista multifacetada Rosane Corrêa (BH) faz acrobacias aéreas surpreendentes que vão despertar a curiosidade, sonhos, fantasia e criatividade em pessoas de todas as idades, especialmente nas crianças, 

O espetáculo "Entre corpos", do Duo Aya (SP), retrata dois corpos negros buscando desconstruir dentro da arte circense o paradigma do corpo másculo e viril socialmente imposto. A mensagem é Instigar e despertar mais corpos negros para o aerilismo circense, além de incentivar a superação e perseverança.

AINDA EM ABRIL NO QUINTA NO RAUL

Gui Ventura (BH) apresenta seu novo projeto "Alguma Coisa Sobre o Amor", acompanhado dos músicos Bruno de Oliveira, Rafael Dejero e Pedro Ramalho, no dia 28 de abril, às 20h no projeto Quinta no Raul. Um diálogo sutil da MPB com Neo Soul e R&B. O amor, tema central das canções, é cantado em diversas variáveis, Uma busca pela saúde no amar, que começa no autoconhecimento e na noção da diferença do outro. Um amor preto que tem a humilde pretensão de ser acalanto.

O Show "Alguma Coisa Sobre o Amor" tem classificação livre e retirada antecipada de ingressos pelo site www.diskingressos.com.br ou presencialmente 1h antes do evento (sujeito à lotação).

SOBRE O ESPAÇO CÊNICO YOSHIFUMI YAGI/TEATRO RAUL BELÉM MACHADO

Fruto do esforço da comunidade do entorno nas deliberações do Orçamento Participativo 2007/2008, o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, situado no Bairro Alípio de Melo, foi inaugurado em 14 de abril de 2014. O nome do espaço é uma homenagem ao imigrante japonês Yoshifumi Yagi, antigo morador do bairro Alípio de Melo. Yagi, que faleceu em 2009, protagonizou diversas iniciativas pela melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento cultural da região e foi o idealizador desse novo polo cultural.

Já o teatro interno, recebeu o nome de Raul Belém Machado em homenagem ao premiado cenógrafo e professor, figura fundamental das artes cênicas em Minas Gerais. O Espaço Cênico conta com um espaço externo e outro interno idealizados para receberem apresentações artísticas. A parte externa é composta por uma esplanada preparada para receber apresentações teatrais, musicais, de dança e circo. Já a parte interna conta com a sala Teatro Raul Belém Machado, idealizada como arena.

SOBRE O QUINTA NO RAUL

Desde a inauguração do Teatro Raul Belém Machado, às quintas-feiras foram ocupadas preferencialmente por artistas que residem no entorno da unidade. Inicialmente, o projeto era intitulado como Rock no Raul, uma vez que era ocupado exclusivamente pelos coletivos de bandas de rock autorais dos bairros do entorno. À medida em que a unidade tornou-se conhecida, surgiu a necessidade de ampliação de atendimento para outros ritmos e outras áreas, tais como dança, artes cênicas, entre outras.

A programação do Quinta no Raul é quinzenal e gratuita.

SOBRE O CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA 

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura é um projeto estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte, e mantém, nesta nova etapa, iniciada em julho de 2021, o compromisso de oferecer programação cultural de qualidade, com atrações gratuitas e para todas as faixas etárias. O Circuito já realizou 556 apresentações, alcançando um público de mais de 677 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 2.900 trabalhadores, entre artistas, mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de covid-19.

CIRCUITO NAS REDES 

YouTube da Fundação Municipal de Cultura: youtube.com/canalfmc

Instagram do Circuito Municipal de Cultura: instagram.com/circuitomunicipaldecultura

Facebook do Circuito Municipal de Cultura: facebook.com/circuitomunicipaldeculturabh

Site do Circuito Municipal de Cultura: www.circuitomunicipaldecultura.com.br

SERVIÇO: 

Quinta no Raul especial

Data: 14 de abril

Horário: 20h

Entrada: evento presencial gratuito

Classificação: livre

Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata snº - Alípio de Melo)

Ingressos: por ordem de chegada, sujeito à lotação

Protocolos de prevenção à covid-19: para acesso ao evento é obrigatório uso de máscara

 

Gui Ventura (BH) apresenta seu novo projeto "Alguma Coisa Sobre o Amor"

Data: 28 de abril

Horário: 20h

Entrada: evento presencial gratuito

Classificação: livre

Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata snº - Alípio de Melo)

Ingressos: www.diskingressos.com.br ou retirada presencial 1h antes do evento (sujeito à lotação)

 

Para mais informações, acesse: www.circuitomunicipaldecultura.com.br