peça gráfica: Circuito Municipal de Cutura de Belo Horizonte informa que inscrições para residência artística estão abertas. No texto "2ª residencia CRDançaBH cordpo território, inscrições de 10 a 21 de março." A imagem no plano de fundo estão duas pessoas negras em movimentos de dança.
arte/PBH

Residência artística CRDançaBH abre inscrições para artistas de BH e região


Serão selecionadas até seis propostas desenvolvidas por artistas e coletivos de dança de Belo Horizonte e região metropolitana para a 2ª edição da Residência Artística CRDançaBH. A imersão tem foco na criação e pesquisa nas áreas de dança e audiovisual. Interessados poderão se inscrever de 10 a 21 de março

 

Artistas e coletivos de Belo Horizonte e região metropolitana, que tenham a dança como foco do trabalho, poderão se inscrever gratuitamente para a 2ª edição da Residência artística CRDançaBH. O cadastro estará disponível, de 10 a 21 de março, através do formulário disponível no link (https://forms.gle/RAmcQJ4vSJXzcZP68). Com o conceito Corpo-Território, a imersão abre espaço para as possibilidades criativas da dança em confluência com outras áreas artísticas - como performance, artes visuais e audiovisual. 

A atividade é uma construção conjunta entre o Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH) e o Cine Santa Tereza, realizada pelo Circuito Municipal de Cultura em parceria com o Goethe-Institut. O Circuito Municipal de Cultura é um projeto estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte, promovido por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC)

Ao todo, a Residência contará com 20 encontros presenciais, que acontecerão no espaço do CRDançaBH, localizado no subsolo do Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia). Os encontros ocorrerão de 31 de março a 07 de junho de 2022, sempre às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. Os residentes terão como tutor o coreógrafo e diretor Gladstone Navarro (MG), além de encontros (dois virtuais e um presencial) com três artistas provocadores: muSa Michelle Mattiuzzi (SP/Berlim), Ana Caroline (AP), Benjamin Abras (BH/França/Alemanha). Já no audiovisual, haverá uma oficina ministrada pelas fundadoras da Renca Produções (MG), Denise dos Santos, Gabriela Matos e Natalie Matos, além da realização de uma mostra de curtas-metragens, exibida no Terça da Dança, no Teatro Marília.

O processo seletivo será feito por comissão formada por representantes do CRDançaBH, do Circuito Municipal de Cultura e pelo tutor da Residência, e levará em conta a trajetória, a motivação e o potencial multiplicador do candidato. As propostas artísticas selecionadas receberão um cachê artístico no valor bruto de R$1.000,00. O resultado da seleção será divulgado no site e nas redes do Circuito Municipal de Cultura (www.circuitomunicipaldecultura.com.br) no dia próximo dia 25.

CONCEITO CORPO-TERRITÓRIO:

Para a segunda edição da Residência, garantindo um espaço de interlocução e de criação coletiva, o tema escolhido leva em conta que a identidade se faz a partir do território, que também se constrói pela forma como percebemos e somos percebidos a partir de nossos corpos.

De acordo com a diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real, a segunda edição da Residência “garante a continuidade de uma ação importante de intercâmbio cultural, conectando artistas mineiros a profissionais que vêm experimentando seus trabalhos em outros territórios, como África, Alemanha e França, e abre ainda mais as fronteiras para que Belo Horizonte seja reconhecida como uma capital cultural, pulsante e com um enorme ativo a ser trabalhado e valorizado.”

A ação dá seguimento às ações regulares de difusão e promoção já realizadas pelo CRDançaBH, como o projeto Terça da Dança, dando ênfase ao fomento, à criação e à pesquisa. O objetivo é impulsionar o exercício criativo, tendo como pilares a transversalidade e a interlocução.

SOBRE A PRIMEIRA EDIÇÃO 

Fomentar a criação, a pesquisa e a produção em dança. Com essa premissa, nasceu a Residência Artística CRDançaBH. Em agosto de 2021, foi realizada a primeira edição do programa, intitulada como “Corpo-Imagem-Movimento”, criando um espaço de interlocução entre artistas de Belo Horizonte e referências de outros estados e países, durante o período de três meses. Na abertura do Programa, foi realizada a palestra- performance da bailarina Bethania Gomes (NY). Os tutores do processo criativo foram o coreógrafo, multi performer e pedagogo Guilherme Morais (BH/Berlim) e a cineasta Everlane Moraes (SE). No papel de provocadores, a diretora e dramaturga Grace Passô (BH), a cineasta, coreógrafa, artista visual e curadora Carmem Luz (RJ), e o multiartista Welket Bungé (Guiné-Bissau). O resultado desta Residência foram seis videodanças, disponíveis no canal da FMC no Youtube.

SOBRE O CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA 

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura é um projeto estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte, e mantém, nesta nova etapa, iniciada em julho de 2021, o compromisso de oferecer programação cultural de qualidade, com atrações gratuitas e para todas as faixas etárias. O Circuito já realizou 556 apresentações, alcançando um público de mais de 677 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 2.900 trabalhadores, entre artistas, mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19.

CIRCUITO NAS REDES 

YouTube da Fundação Municipal de Cultura: youtube.com/canalfmc

Instagram do Circuito Municipal de Cultura: instagram.com/circuitomunicipaldecultura

Facebook do Circuito Municipal de Cultura: facebook.com/circuitomunicipaldeculturabh

Site do Circuito Municipal de Cultura: www.circuitomunicipaldecultura.com.br

 

SERVIÇO: 

Inscrições para a Residência Artística CRDançaBH 2 ª Edição - Corpo-Território

Período de inscrições: de 10 a 21 de março

Quem pode se inscrever: artistas da dança, performance, arte visual e audiovisual, que tenham a dança como fio condutor.

Como se inscrever: Formulário on-line disponível no link(https://forms.gle/RAmcQJ4vSJXzcZP68)

Para mais informações, acesse: (www.circuitomunicipaldecultura.com.br)