Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

Exposições - Centros Culturais Municipais - Abril de 2024

Descrição

Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita. 

Confira a agenda de Exposições de artes visuais:

Centro Cultural Bairro das Industrias 

Exposição Fotográfica Ocupação Guarani Kaiowá

Ensaio fotográfico do artista Davydson Raymond, vencedor do Festival de Fotografia e Audiovisual da Universidade Estácio BH, retratando o cotidiano da ocupação Guarani Kaiowá.

  • Público: livre.
  • Visitação: no horário de funcionamento do CCBDI


Centro Cultural Jardim Guanabara

Exposição Entre Mares

Exposição da artista Marcillene Ladeira, que traz, por meio das obras, uma reflexão da realidade em texturas, amassaduras, reflexos e brilhos. A artista constrói sua poética a partir da coleta seletiva, fotografia e distintos matizes de uma paleta cromática da reciclagem. São pinturas que implicam em tons político-ambientais.

  • Público: livre.
  • Visitação: no horário de funcionamento do CCJG

Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira 

Exposição Érica Awano

Érica Awano, quadrinista homenageada do FIQ-BH 2018, iniciou sua carreira na área com a minissérie em quadrinhos “Street Fighter Zero 3”, escrita por Marcelo Cassaro. A parceria de sucesso se repetiu na premiada série “Holy Avenger”, considerado o quadrinho nacional mais longevo para público adolescente – e “DBride”, publicada originalmente dentro da revista Dragon Slayer. As duas histórias são ambientadas em um cenário de jogo de RPG, chamado “Tormenta”. Venha conhecer o trabalho da artista!

  • Público: livre.
  • Visitação: no horário de funcionamento do CCLAO

Exposição de livros de Literatura Infantil

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, confira nossa exposição de livros infantojuvenis este mês!

  • Público: livre.
  • Visitação: no horário de funcionamento da biblioteca do CCLAO

Centro Cultural Lindeia Regina 

Exposição Inarredáveis! Mulheres quadrinistas

Integrante da programação do Festival Internacional de Quadrinhos de 2018, a exposição conta com sete obras significativas da carreira de 12 artistas de Belo Horizonte. A exposição realça a presença das mulheres no mundo dos quadrinhos, tradicionalmente marcado pela predominância masculina. Os temas dos trabalhos vão desde a vida cotidiana, passando pela defesa do movimento feminista, até histórias fantásticas com personagens imaginados pelas quadrinistas. A exposição traz mais de 80 obras criadas por Aline Lemos, Ana Cardoso, Bianca Reis, Carol Rossetti, Chantal, Iná Gouveia, Julhelena, Laura Athayde, Lu Cafaggi, Rebeca Prado, Sophie Silva e Virgínia Fróes.

  • Público: livre.
  • Visitação: no horário de funcionamento do CCLR

Centro Cultural Padre Eustáquio 

Exposição Carpe Saltare

Exposição do artista e professor de artes visuais Warly Vagno, trazendo o universo da dança de forma breve. O que é? Sua história? Quais os tipos? E ainda uma retrospectiva da Semana da Dança, que teve sua última realização no Centro Cultural Vila Santa Rita, com a 15ª edição.

  • Público: livre.
  • Visitação: no horário de funcionamento do CCPE

Centro Cultural Pampulha 

Exposição Êxodos

Durante seis anos, Sebastião Salgado documentou a história da migração humana em 35 países. “Êxodos” aborda tanto a dimensão global da crise migratória como esmagadoras histórias individuais de exílio. É, antes de tudo, uma chamada à ação para além da compaixão.

  • Público: livre.
  • Visitação: no horário de funcionamento do CCP

Exposição Literária – Das contingências do amor

O amor em uma diversidade de estilos, linguagens, feições e épocas. A exposição reúne o texto de vários escritores que elegeram esse sentimento como tema principal de suas obras.

  • Público: livre.
  • Visitação: no horário de funcionamento do CCSB

Centro Cultural  Salgado Filho 

Exposição Memórias Afetivas com a Costura

Mostra de trabalhos realizados por alunas do Centro de Formação Profissional Divina Providência São José, de forma lúdica e criativa, em formato de estandarte e mural, sobre o que remete, para elas, a costura.

  • Público: livre.
  • Visitação: no horário de funcionamento do CCSF

Centro Cultural São Bernardo 

Exposição Circuito Cultural Hip-Hop Barreiro

Como resultado do chamamento público para artes visuais, esta exposição itinerante traz obras dos artistas Ed-Mun, Fresh, Kroif, Mano Dean, Mart Posse, Riot, Tina Soul, Wanatta e Zi Reis. As obras foram produzidas em residência artística no final de 2022. O Circuito Hip-Hop Barreiro tem como premissa o reconhecimento e a valorização da cultura hip-hop em Belo Horizonte, tendo como foco a região do Barreiro. Parceria: Associação Artística e Cultural Ouro Negro.

  • Público: livre.
  • Visitação: no horário de funcionamento do CCSB

Centro Cultural São Geraldo 

Exposição Itinerante “Monteiro Lobato – Reinações de Emília”

Em comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil o CCSG venha explorar o fascinante mundo de Emília, a boneca atrevida de Monteiro Lobato, nesta exposição itinerante da Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. Descubra a riqueza linguística da personagem, que constrói um universo maravilhoso e, por vezes, cruel, por meio de suas palavras. A mostra celebra a paixão despertada por Emília e busca incentivar a busca pelos livros de Monteiro Lobato nas bibliotecas públicas mineiras. Uma oportunidade de reflexão sobre o poder das palavras e a importância da leitura.

  • Visitação: no horário de funcionamento do CCSG

Centro Cultural Usina de Cultura

História afetiva dos leitores de Belo Horizonte 

A exposição reúne depoimentos espontâneos de diversos leitores, além de relatos de outros 20 entrevistados com atuação na cena literária de BH.

  • Visitação: no horário de funcionamento do CCUC

Centro Cultural Vila Fatima 

Exposição O Céu como Patrimônio

Inspiração para narrativas e culturas diversas, representação de ideias e conceitos religiosos, fonte de estudo para a ciência, fronteira para o desconhecido. Exatamente por isso o céu também pode ser tratado como patrimônio natural e cultural. Essa é a ideia central da exposição O céu como Patrimônio. Com base em belas imagens e fotografias de várias localidades de Minas Gerais, a exposição foi estruturada em três partes: Céu, Patrimônio Natural e Patrimônio Cultural. Realização: Espaço do Conhecimento da UFMG.

  • Público: livre.
  • Visitação: no horário de funcionamento do CCVF

Centro Cultural Vila Marçola

Exposição BH é quem? BH é nóis!

Mostra das fotos tiradas pelos alunos da Escola Estadual Divina Providência durante as aulas-passeios realizadas em 2022. A exposição é uma releitura fotográfica do olhar da periferia sobre 19 espaços culturais, históricos e turísticos ocupados pelos alunos. Parceria: Escola Estadual Divina Providência

  • Público: livre.
  • Visitação: no funcionamento do CCVM

Centro Cultural Vila Santa Rita 

TRAÇADO NA MEMÓRIA

Nesta mostra, 15 quadrinistas de Belo Horizonte e região metropolitana, “se apropriaram” de 5 diferentes patrimônios da cidade. O patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo. Conservar, ou se apropriar artisticamente de um patrimônio, lhe tornar alvo da atenção da sociedade contemporânea, significa reconhecer a importância dos bens culturais de uma cidade, os tornando fortes referências para a comunidade e para a sua construção e representação de uma identidade. Exposição integrante do 10º FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – 2018.

  • Visitação: no funcionamento do CCVSR
     

Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
 

Horários
a
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar