Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

Programação Abril 2024 - Centro Cultural Vila Santa Rita

Descrição

Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte  oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita. 

Confira a agenda do Centro Cultural Vila Santa Rita logo abaixo.


Artes Cênicas

Espetáculo O Pequeno Príncipe de Papel - Grupo Girino

O espetáculo é inspirado no livro de Antoine de Saint-Exupéry e apresenta as aventuras do Pequeno Príncipe e seu olhar poético sobre as descobertas da vida. A peça é mais um resultado das pesquisas do Grupo Girino, direcionadas às técnicas de construção de bonecos em papel.

  • Público: livre
  • Dia 4, quinta, às 15h

Circo do Sufoco – Corações Trapezistas

Um avô e seu neto viajam pelo país levando, de cidade em cidade, a magia da arte circense. Nessa viagem, eles deixam para trás a matriarca, a avó, que ficou para cuidar da própria saúde. Assim, duas gerações de palhaços convivem com as memórias do passado e as dificuldades dos dias atuais. De um lado, o avô ansioso por reviver os momentos de glória. Do outro, seu neto desejoso por outros caminhos mais prósperos. O espetáculo é uma homenagem aos circos itinerantes e às mulheres circenses, que são o verdadeiro esteio dessas companhias. Vale lembrar que, nas últimas décadas, esses circos vêm enfrentando muitas dificuldades para dar continuidade às tradições familiares.

  • Público: livre.
  • Dia 10, quarta, às 10h

Artes Visuais

Brincarte

Oficina que tem o objetivo de desenvolver e incentivar o lúdico e a imaginação por meio da confecção de brinquedos, dobraduras e outras atividades, utilizando livros da literatura infantil.

  • Público: infantil.
  • Dia 27, sábado, às 15h30

Audiovisual

Mostra Joel Zito

“Uma Década em Vídeo” (1987-1997) reúne 9 curtas-metragens do início da carreira do cineasta mineiro Joel Zito Araújo. Joel é muito conhecido pelos filmes mais recentes, como A Negação do Brasil, Raça ou Filhas do Vento, e por ser um dos expoentes do debate étnico-racial no cinema brasileiro, mas essa primeira parte da carreira dele, composta de filmes feitos com movimentos sociais, é quase completamente desconhecida do público.

  • Classificação indicativa: livre. Público: livre.
  • Dias 24 e 25, quarta e quinta, das 17h às 19h

Multiáreas

Oficina “Vou de Taxi”

Leitura do livro “Lesma no metrô”, de Roberto de Carvalho, a partir da qual os participantes construirão e ilustrarão narrativas nas quais bichos diversos, como insetos, embarcarão em meios de transporte comuns e terão que usar da criatividade para não serem mortos pelos humanos. Com Wander Ferreira.

  • Público: livre.
  • Dia 9, terça, às 14h

Música

Lançamento do disco da Guarda de São Jorge de Nossa Senhora do Rosário
A Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário é um dos reinos mais tradicionais de Belo Horizonte. Fundada no dia 13 de maio de 1938 no bairro Concórdia, foi uma das primeiras guardas lideradas por uma mulher: em 1972, Vilma Lima Conceição assumiu o cargo de capitã, um dos mais importantes na hierarquia religiosa. O Centro Cultural Vila Santa Rita receberá a Guarda para o lançamento do seu disco.

  • Público: livre.
  • Dia 20, sábado, às 16h

Patrimônio Cultural

Pontos e Encontros

Encontros com o objetivo de troca de saberes, com linhas e agulhas, passando pelo crochê, bordado e outras técnicas e memórias.

  • Público: livre.
  • Terças e quintas, das 14h às 16h

Oficina de Capoeira

Oportunidade de conhecer e praticar essa expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música. Orientação: Contramestre Claudinho, do Grupo Capoeira Universo.

  • Público: livre.
  • Sábados, às 11h

Encontros e Oficinas


Serviços

Biblioteca

Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.

  • De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 10h às 17h

Cessão de Espaço

O CCVSR disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!

Video

 

Horários
a
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar