Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Patrimônio, Memória e Identidades Culturais - Educação Patrimonial

Exposições Museu da Imagem e do Som

Descrição

Exposição: "Cinema: Coleções e Outras Sensações"

"Cinema: Coleções e Outras Sensações" mergulha no mundo das coleções cinematográficas, destacando a importância dos colecionadores na preservação da memória e história do cinema. A exposição destaca o papel crucial dos estúdios produtores, instituições de guarda e cineastas na construção e preservação dessas coleções, apresentando uma visão abrangente e multifacetada do impacto do cinema na cultura.

A exposição explora ainda a coleção dedicada ao gênero de cinema faroeste do cineasta e colecionador mineiro Armando Sábato. Sua coleção, que faz parte do acervo do MIS BH, é um dos núcleos que integram a exposição “Armando Sábato: O Colecionador Mineiro de Faroeste”, que revela itens icônicos dos filmes do gênero, incluindo as portas de entrada de um saloon do velho oeste norte-americano.

A mostra também reflete sobre o papel do colecionador na preservação do audiovisual, reafirmando como o colecionismo desempenha uma função vital na preservação da história do cinema - muitas vezes sem ter a preservação como objetivo consciente. As coleções se tornam testemunhos do passado, conectando-se ao presente e ao futuro. A diversidade de coleções e objetos colecionáveis também é destaque na mostra, que apresenta uma variedade de artefatos, desde cartazes de cinema até discos, bonequinhos, objetos de cena, documentos de pré e pós-produção, e muito mais. Cada item conta uma história única sobre a produção cinematográfica e sua influência na cultura.

"Cinema: Coleções e Outras Sensações" também explora como diferentes gêneros cinematográficos influenciam o desejo de colecionar e inspiram a produção de itens colecionáveis. A “Trilogia do Caos”, do cineasta mexicano Alejandro González Iñarritu, baseada no Expressionismo Alemão e na Teoria do Caos, é apresentada como um exemplo de produção cinematográfica que gerou objetos colecionáveis.

Além disso, a exposição aborda a importância da acessibilidade no audiovisual, destacando práticas como audiodescrição, libras, objetos de cinema táteis, entre outros, para garantir que a cultura cinematográfica seja acessível a todos. "Cinema: Coleções e Outras Sensações" explora a coleção a partir do cinema como um prazer, mas também como uma ação fundamental que contribui para a atuação dos museus e centros de memória na pesquisa e salvaguarda da história do cinema.

Visitação: Quarta a sábado, das 10h às 18h

Av. Álvares Cabral, 560 – Lourdes 
 

Informações
Horários
a
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar