Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Patrimônio, Memória e Identidades Culturais - Educação Patrimonial

Exposições Museu Histórico Abílio Barreto

Descrição

Exposição “Belo Horizonte: fora dos planos”

A exposição propõe olhar a história do município a partir de um ponto de vista diferenciado, para além do mito da nova capital como cidade planejada, propondo uma reflexão sobre as formas de vida que foram “apagadas” ao longo da história, a exemplo de resquícios do Arraial do Curral Del Rei ou elementos naturais como riachos e córregos removidos da paisagem ao longo dos anos. Estão em exposição registros de um cotidiano que sobreviveu ao processo de construção da nova capital de Minas Gerais, como artefatos originados em fazendas e povoados que existiam nesse território, ferramentas de trabalho e mobiliário. A exposição trata, ainda, da formação de Belo Horizonte como resultado do esforço de seus vários habitantes, como uma obra coletiva, uma transformação do espaço realizada por pessoas, mas também por elementos naturais: córregos, rochas, solo, animais e vegetação.

Segundo os curadores, Carolina Marotta Capanema e Raphael Rajão Ribeiro, essa é uma exposição  que convida os visitantes a perceberem Belo Horizonte como cidade vivida, uma criação que não para de mudar, o lugar onde dividimos histórias em comum, no qual compartilhamos problemas, lutas, frustrações e alegrias.

Entre os destaques da mostra, logo na entrada, está a Planta topográfica da Cidade de Minas, no tamanho de 2,0m x 1,40m. Trata-se do documento original concebido pela Comissão Construtora da Nova Capital, datado de 1859.


Exposição “Complexa Cidade”

A mostra que explora Belo Horizonte dentro do histórico Casarão, foi concebida diante do desafio de abordar aspectos da cidade a partir do acervo do Museu Histórico Abílio Barreto. Ao longo do percurso, dois circuitos de visitação simultâneos e complementares, em suas complexas relações de oposição e reciprocidade, articulam a casa e a rua como dimensões privada e pública da cidade. Por meio de objetos, vestígios arqueológicos, mapas, fotografias, pinturas e representações literárias, a exposição propõe ao visitante uma reflexão acerca da complexidade da cidade e das múltiplas maneiras de ocupá-la.

 

As salas do Casarão estão organizadas por temas que perpassam os dois circuitos de visitação. Os dois primeiros temas propõem uma reflexão sobre o circuito ‘Habitar a Casa’, inicialmente apresentando os materiais construtivos e os tipos de edificações que se diversificam tanto ao longo do tempo quanto em relação ao universo social e, em seguida, por meio de fotografias e plantas da cidade, trazendo as casas, vizinhanças e fronteiras da cidade.


Visitação às exposição: Quarta a domingo, das 10h às 18h

Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim
 

Informações
Horários
a
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar