Praça da Liberdade
Divulgação/Foto: Rogério Argolo/Acervo Belotur

Programação Natalina em BH

Dezembro é um mês especial. Junto com ele chega o verão, as férias escolares, as festas de fim de ano... Como não gostar? Para entrar ainda mais no clima alegre e festivo dessa época, selecionamos algumas atrações que nos fazem sentir o gostinho do Natal pelas ruas de Belo Horizonte.

Vem com a gente! 

Quando falamos de Natal é impossível não pensar nas decorações tradicionais e iluminação que enfeitam a cidade. Por isso, iniciamos a lista com uma dica certeira: visitar a Praça da Liberdade!  Esse ano, a Praça recebeu uma iluminação especial baseada no tema Natal da Mineiridade. A edição do projeto transformou um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte em um mundo de cores e luz, em uma experiência que promete render bons momentos (e lindas fotos!). São mais de 35 mil metros quadrados da praça com cores e luzes que retratam as tradições e costumes mineiros.

Ali mesmo no Circuito Liberdade, encontra-se a Casa Fiat de Cultura, que mantém há oito edições o Presépio Colaborativo. Este ano, ele foi inspirado nas obras do artista brasileiro Alberto Guignard e ambientado no Parque Municipal e na Belo Horizonte dos anos 1940. As visitas vão até o dia 8 de janeiro e a programação completa está disponível no site e redes sociais do museu. Confira clicando aqui.

E o Papai Noel? Personagem de destaque nesse período do ano, ele está presente em alguns pontos da cidade, para a alegria da criançada. Este ano, o polo norte está aqui em BH! Logo ali na Praça Sete foi instalada a Casa do Papai Noel, onde os visitantes podem interagir e tirar fotos com o bom velhinho gratuitamente, das 12h às 20h. Não é necessário agendar e o acesso é por ordem de chegada.

Aos que quiserem imergir ainda mais no espírito natalino, acontece no bairro Olhos D’água o evento Cidade de Natal, um circuito com atividades artísticas com tudo que o Natal tem direito: Papai e Mamãe Noel, fotos, música, trenzinho, comida e muitas luzes. A edição deste ano contará com pista de patinação no gelo, que promete agradar a todos! Para ter acesso ao evento é necessário comprar ingresso antecipado pela Sympla.

Cidade de Natal
Divulgação/Instagram Cidade de Natal

E não podemos esquecer do tradicionalíssimo Presépio do Pipiripau, que acabou de reabrir. Criado ao longo do século XX, pelo artesão Raimundo Machado, sincroniza 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas, que contam a história da vida e morte de Jesus Cristo, costurada ao cotidiano de uma cidade, com sua variedade de artes e ofícios.

Fechado desde novembro deste ano, o presépio reabre para nos presentear com sua magia única. As visitas são organizadas por em senhas que devem ser retiradas na entrada do museu. Para mais informações visite o site.

E então, qual a sua atração de fim de ano predileta?

Acervo Belotur

Divulgação/Acervo Belotur