Conjunto Moderno da Pampulha tem visitas virtuais disponibilizadas
Click Estúdio Profissional/Acervo Belotur

Visitas virtuais ao Conjunto Moderno da Pampulha, mirantes e parques são opção de lazer e conhecimento sem sair de casa

Estar em casa nesse período de isolamento social não é mais motivo para deixar de conhecer ou relembrar lugares especiais da capital mineira. Já está disponível a visita virtual de um dos mais adorados pontos turísticos da cidade: o Conjunto Moderno da Pampulha, Patrimônio Mundial da Unesco na Categoria Paisagem Cultural. Para fazer o tour, é só clicar aqui. A tecnologia é indicada para acesso via celular ou computador.

Os interessados em visitar os atrativos remotamente vão se deparar com uma verdadeira experiência de realidade virtual. O modelo une imagens aéreas captadas por drones e fotos 360° feitas em solo, que criam uma visitação interativa com alto grau de imersão e realismo. É possível também clicar em tags que apresentam curiosidades e detalhes históricos sobre os locais. 

Cada atrativo ganhou registros outdoor e indoor. Isso significa que não só os salões, obras e espaços internos poderão ser apreciados, mas também os jardins de Burle Marx, traços arquitetônicos e tudo que compõe a paisagem reconhecida pela Unesco. Além da vista completa da Lagoa da Pampulha, os internautas podem visitar virtualmente a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa Kubitschek, a Casa do Baile, o Museu de Arte da Pampulha e o Iate Tênis Clube. 

Sobre o Conjunto Moderno da Pampulha

O Conjunto Moderno da Pampulha, obra-prima que leva a assinatura de Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, tornou-se, em julho de 2016, Patrimônio Cultural da Humanidade, título emitido pela UNESCO. O complexo inclui os edifícios e jardins da Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube, construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, além do espelho d’água e da orla da Lagoa. Contempla também a Praça Dino Barbieri e a Praça Alberto Dalva Simão, ambas projetadas por Burle Marx.

Parques, mirantes e espaços culturais

A página de visitas virtuais do Portal Belo Horizonte já está recebendo novos atrativos, a exemplo dos parques e mirantes da cidade. O passeio ao Aquário da Bacia São Francisco, o maior aquário de água doce do Brasil, localizado dentro do Zoológico de Belo Horizonte, já está disponível. Os internautas podem acessar ainda o Mirante das Mangabeiras, Parque Municipal e Parque das Mangabeiras.